Santos se transforma na capital mundial da economia criativa nesta segunda | Boqnews
Foto: Divulgação

Unesco

15 DE JULHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos se transforma na capital mundial da economia criativa nesta segunda

Criatividade dos empresários santistas nos últimos anos levam o nome da cidade a ser reconhecida até no exterior

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A palavra criatividade é essencial para os dias atuais e na economia isso não é diferente. Em Santos, um dos termos mais usados nos últimos anos é a economia criativa.
Mas o que seria isso exatamente? Segmento reúne toda atividade (gastronomia, turismo, cultura e tecnologia) de criação de empreendimento de um projeto. De acordo com o Diretor do Escritório de Inovação Econômica, André Falchi, na cidade de Santos tem mais de 5 mil pessoas trabalhando na área. Ele ressalta que o número vem crescendo a cada atualização, principalmente com a volta das atividades, após o período de restrições, por conta da pandemia da covid-19. “Em Santos, os setores com maior destaque na economia criativa são a gastronomia, turismo e tecnologia. A cidade reúne todas as características para a expansão e o fortalecimento deste setor”, salientou.
André destaca que a Prefeitura tem realizado ações, como feiras e festivais, com objetivo de ampliar ainda mais a economia criativa. Além disso, ele citou que a inovação, a sustentabilidade e o incentivo direto do Poder Municipal são fatores preponderantes para o segmento.

 

Capital

Santos será a capital mundial da economia criativa a partir desta segunda (18), em um evento organizado pela Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O governador Rodrigo Garcia estará presente na abertura, a partir das 10 horas.
O evento, que terá como tema ‘Criatividade Caminho para a Igualdade’, ocorrerá pela primeira vez na América Latina. E a primeira no segmento cinema, área onde Santos se destaca, com mais de 70 grupos e festivais ligados ao audiovisual.
A conferência vai focar no papel da cultura e da criatividade na redução das desigualdades sociais e econômicas e na revitalização dos espaços urbanos, promovendo o intercâmbio e a reflexão sobre as atividades da rede de cidades criativas em linha com as prioridades globais da Unesco.
Pelo menos 300 pessoas, sendo 50 prefeitos de cidades do Japão, Equador, Arábia Saudaita, Peru e Turquia, estarão presentes. Além de atividades técnicas, voltadas ao público convidado, o evento terá uma exposição aberta à população em geral. Tudo será concentrado no Centro de Convenções, da Ponta da Praia, entre os dias 18 a 22.
Já o Centro Histórico será palco de shows, feiras e atividades ligadas à economia criativa, com ênfase na gastronomia, cinema, música e outras tendências do segmento. Passeios monitorados também serão realizados. A programação cultural ocorrerá entre os dias 21 a 24.

 

Cervejas artesanais

O segmento de cervejas artesanais – que estará presente no evento – tem se destacado em Santos. Um case de sucesso é a cervejaria Everbrew, que instalou sua própria fábrica na Cidade, após vencer licitação para ocupar área do Mercado Municipal. Tudo começou com a paixão de Renê dos Santos e Célio Ongaro pela cerveja, os dois faziam o produto artesanal por hobby.
Entretanto, em 2016, os sócios decidiram investir no talento e assim surgiu a cervejaria Everbrew. A marca teve um crescimento meteórico, que surpreendeu os sócios. Vale destacar que a empresa é especializada em cervejas New England IPA, mas também fabrica outros tipos, como hop lager, lager, entre outros sabores, tendo vencido vários prêmios, se consolidando como uma das principais marcas nacionais, inclusive exportando para o exterior.
Renê dos Santos destacou que um dos diferenciais da empresa está na fórmula da produção da cerveja. “Começamos bem pequenos. Eram produzidos 2 mil litros de cerveja por mês. Agora este número está em 35 mil”, explicou. Outro ponto fundamental para expansão da marca é a identidade visual. Afinal, as latinhas coloridas com a caveira da cervejaria Everbrew já viraram um símbolo.
“Hoje, a Everbrew está espalhada por todas as regiões do Brasil e também no exterior, sobretudo na Europa e na China. O nosso trabalho leva o nome de Santos, sendo um grande expoente da cidade”, cita Renê. A cervejaria buscar ampliar ainda mais o mercado, com a inauguração da sua fábrica em solo santista.
Antes, a fábrica ficava em Itupeva, no interior de São Paulo, e funcionava no modelo conhecido como ‘cigano’, onde a Everbrew alugava o equipamento. Agora, no Mercado Municipal, a cervejaria tem a vantagem da produção e da venda, gerando empregos na Cidade.
Além disso, a Everbrew tem o BrewPub, localizado na Av. Siqueira Campos, no Embaré, local que oferece a oportunidade do público conhecer toda a linha de bebida da marca. O jeito 013 santista é uma das marcas do local que tem várias cadeiras de praia e um ambiente todo especial, atraindo também turistas.

 

 

Madalena Brigadeiros

Outro exemplo de sucesso no ramo de economia criativa é da empresária Roberta Torre. Ela fazia brigadeiros para eventos na região e viu neste setor uma oportunidade de empreender com criatividade. Roberta conta em 2010 não existiam tantas opções refinadas de brigadeiros gourmet e assim ela resolveu abrir a Madalena Brigadeiros, isso com seu talento aperfeiçoado na faculdade de gastronomia.
Dessa forma, a empresária criou diversos formatos para um dos doces mais famosos do Brasil. Assim, além do brigadeiro de chocolate, surgiu o de churros, coco, cachaça, pé de moleque, doce de leite, queijadinha, entre outros.
“Eu comecei numa loja pequena na Rua Machado de Assis, no Boqueirão. Pouco tempo depois eu me mudei para um espaço maior na mesma rua”, destaca Roberta. Em um curto período, ela colheu o resultado do seu projeto empreendedor. O sabor do doce amado por pessoas de todas as idades alavancou ainda mais o sucesso da loja. Em breve, a empresária vai lançar sua terceira loja em Praia Grande. A segunda fica na Ponta da Praia, em Santos.
Neste intervalo, Roberta precisou fechar uma loja no Centro, mas cita que isso não atrapalhou o desenvolvimento do projeto. “O Centro de Santos não tem uma grande circulação de pessoas. Eu fechei a loja no local, mas na sequência eu inaugurei um espaço maior. Às vezes, você dá um passo para atrás, para depois conseguir dar dois para frente. Hoje cerca de 30 pessoas trabalham para a empresa”, conta. Formada em Jornalismo, ela faz toda a estratégia de comunicação para divulgar seu trabalho.
A página do Instagram da Madalena Brigadeiros conta com mais de 47 mil seguidores, sempre com posts que deixam as pessoas com água na boca para saborear um bom doce. Roberta salienta que tem buscado atrair todos os públicos. “Temos 40 sabores de brigadeiros e queremos deixar todo mundo à vontade, com isso foi criada a linha light e a linha vegana”, finalizou.

Pano da Terra

Mais um exemplo de economia criativa, que também fará sua participação no evento no Centro Histórico, é o Pano da Terra, da artesã e artista plástica Roberta Antunes. Envolvida com o artesanato desde a infância, após ficar desempregada, em 2018, ela encontrou na arte um futuro negócio de sucesso.
“Do dia para noite, me vi desempregada. Cheguei ao centro de Santos, com apenas R$ 100, comprei tecidos e fui até o Sebrae para formalizar minha empresa como MEI”, conta. A partir daí, passou a pesquisar quais peças “novas” poderiam ser produzidas com a moda afro para se destacar no mercado, além de cursos voltados ao empreendedorismo. Deu certo.
Com renda inicial de R$ 6 mil no primeiro ano, logo o faturamento começou a crescer ainda mais. O Pano da Terra trabalha com a moda casa – produção de toalhas de mesa, almofadas, redes – e também vestimentas, como pantufas e turbantes. Todas as peças são produzidas com tecido importado da Nigéria, garantindo ainda mais os traços da moda afro-brasileira.
Atualmente, os produtos podem ser encomendados ou adquiridos nas feiras e eventos em que a artista participa, sendo divulgados sempre no Instagram oficial do Pano da Terra. O trabalho da artista atinge toda Baixada Santista e, inclusive, já teve encomendas com destino a Lisboa, em Portugal.

*Colaborou: César H. Corrêa

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.