Os próximos dias continuarão com a maré elevada podendo ultrapassar até 2 metros, segundo o boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) nesta quarta-feira (6).
Desse modo, vale mencionar que na semana passada, a orla de Santos registrou pontos de alagamento devido à maré alta provocada por uma ressaca, que atingiu a região da Ponta da Praia e do canal 4. As ondas superaram 3 metros de altura.
Os reflexos do fenômeno se estenderam na quarta-feira (30), ainda que em menor volume, pois a ressaca resultou na presença de muita areia nas ruas, ocasionando lentidão no trânsito em alguns pontos da Cidade.
Fortes chuvas
Contudo, já nesta quarta-feira (6), uma semana depois da maré alta e ressaca, as fortes chuvas causaram alagamentos na cidade, dificultando o trânsito e deslocamento em alguns pontos de Santos.
Previsão
Nesta quinta-feira (7), a previsão será de sol entre nuvens, com temperaturas mínimas de 16°. Já na sexta-feira (8), nova frente fria deve avançar trazendo pancadas de chuva durante o dia.
Para sábado (9), a previsão é de chuvas durante todo o dia, com intensidade variando de fraca a moderada.
Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,9m em toda a região de orla da Baixada Santista e 2,2m no interior do estuário de Santos, com altura máxima prevista para sábado às 15h, representando aumento de até 40cm em relação à tábua de marés.
Estado de atenção e alerta
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção na região da orla em todos os municípios da Baixada Santista devido a previsão de altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0m. Na região do interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão o estado é de Alerta, devido a previsão de nível do mar acima de 2,0m.
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos persistentes durante os períodos de maré alta associados aos altos acumulados de chuva e de inundações costeiras pontuais na ausência de chuvas.
Recomendações
As recomendações da Defesa Civil incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.
Além disso, o órgão recomenda que todos os munícipes se cadastrem para receber alertas. Para isso, basta enviar SMS com o número do CEP da residência para 40199.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.