São Vicente ganha Gibiteca Maurício de Souza na quinta (29) | Boqnews

Cidades

27 DE MARÇO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente ganha Gibiteca Maurício de Souza na quinta (29)

Crianças e adolescentes de São Vicente vão ganhar, nesta quinta-feira (29), às 16 horas, um novo espaço de incentivo à leitura. É a Gibiteca Municipal “Maurício de Sousa”, localizada na centenária Estação Elevatória de Esgoto Thomé de Sousa, da Sabesp, localizada na Praia do Gonzaguinha (Largo Thomé de Sousa). Segundo a secretária de Educação de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Crianças e adolescentes de São Vicente vão ganhar, nesta quinta-feira (29), às 16 horas, um novo espaço de incentivo à leitura. É a Gibiteca Municipal “Maurício de Sousa”, localizada na centenária Estação Elevatória de Esgoto Thomé de Sousa, da Sabesp, localizada na Praia do Gonzaguinha (Largo Thomé de Sousa).


Segundo a secretária de Educação de São Vicente, Tânia Simões, o espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O acervo, que ficará abrigado na estação, vai contar, inicialmente, com cerca de 500 exemplares, entre gibis, revistas teen, mangás, entre outros. Já no entorno (largo) ficará o recinto de leitura, com seis mesas, sendo quatro com tabuleiro de xadrez. O acervo será atualizado mensalmente.


A entrada é gratuita e, por enquanto, os exemplares devem ser utilizados na gibiteca. Aceitam-se doações no local ou na Secretaria de Educação (Seduc), à Rua José Bonifácio, 404 – 1º andar. A meta é chegar ao final do ano com mil unidades. Além disso, a ideia é, no futuro, criar um posto de troca de histórias em quadrinhos. “Com uma atividade permanente no local, podemos unir saneamento, histórica e educação”, afirma o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro João Cesar Queiroz Prado.


Segundo Prado, a cessão da área faz parte das ações comemorativas aos 100 anos de implantação do sistema de esgotamento sanitário da região, que será celebrado em abril pela Companhia e terá na programação a entrega de diversos bens tombados pelo patrimônio histórico. Recentemente restaurado pela Sabesp, o equipamento fez parte do projeto implantado pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito para coletar o esgoto da Ilha de São Vicente.


Por atender cidades planas, o afastamento dos esgotos não poderia ser conduzido por gravidade nas tubulações, necessitando de um sistema de bombeamento. As estações elevatórias foram construídas e entraram em operação entre 1910 e 1912. Tombada em 2002 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), a EEE Thomé de Sousa passou por recente processo de recuperação e valorização das antigas características arquitetônicas do imóvel.


Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.