São Vicente realiza 1ª Semana de Cultura Cigana | Boqnews
24 de maio de 2010

São Vicente realiza 1ª Semana de Cultura Cigana

Para comemorar o Dia Nacional do Cigano, celebrado no dia 24 de maio, a Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com o Projeto Viva Cultura Cigana, promove a 1ª Semana de Cultura Cigana da Cidade, que acontece de 24 a 29 de maio, no Parque Ipupiara (Praça 22 de janeiro, s/n), das 14 às 20 horas.


Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. Segundo o gestor de cultura da Secult, Roberto Pompeu “a Semana Cigana servirá para que as pessoas conheçam um pouco mais desta fascinante cultura”.


A programação abrange os diversos temas que passam pelos costumes gitanos, os conhecidos ciganos, tratando da origem do povo, com as roupas e adereços, além da dança e do credo religioso, já que a data é dedicada à Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos.


A mostra será realizada diariamente, com a exposição de bonecas com reproduções de roupas e adereços típicos, e a aplicação de técnicas alternativas como Reiki, uma energização com as mãos; Calatonia, relaxamento feito por meio da aplicação de estímulos suaves, em áreas com uma maior concentração de receptores nervosos como pés, tornozelos e calcanhares; Relaxamento com Cristais; além de atividades como Numerologia com Florais; Tarô e Quiromancia. Ao longo do evento, filmes relacionados à cultura cigana também serão exibidos em seqüência das 14 às 20 horas.


A coordenadora do Projeto Viva Cultura Cigana, Mônica Braga afirma que ”o evento é importante para divulgar e mostrar que essa cultura tão bonita deve ser respeitada, tentando quebrar o preconceito e a discriminção que algumas pessoas ainda têm dos ciganos”. O projeto apresentará o trabalho desenvolvido desde sua criação em 2009, no sábado (29/05) a partir das 18 horas, com um desfile de moda e bijuterias confeccionadas com matéria-prima reciclável.


A animação da música e da dança cigana fica reservada para sexta (28/05) e sábado (29/05) com a apresentação da dançarina Amira Assaf e o grupo Os nômades, a partir das 18 horas.


Histórico – Comemorado oficialmente no dia 24 de maio, o Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira.  

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.