Saúde promove busca ativa de tracoma e hanseníase em escolas | Boqnews

Cidades

26 DE SETEMBRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Saúde promove busca ativa de tracoma e hanseníase em escolas

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quinta (27), sexta-feira (28) e dia 9 de outubro, busca-ativa de casos de tracoma e hanseníase. O diagnóstico para tracoma é feito com estudantes do 1° ao 5° anos das escolas municipais Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), Emília Maria Reis (Vila Belmiro) e Vinte e Oito de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quinta (27), sexta-feira (28) e dia 9 de outubro, busca-ativa de casos de tracoma e hanseníase. O diagnóstico para tracoma é feito com estudantes do 1° ao 5° anos das escolas municipais Avelino da Paz Vieira (Vila Nova), Emília Maria Reis (Vila Belmiro) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó). Já para os casos de hanseníase, apenas os alunos da última escola serão avaliados.
O tracoma é uma doença dos olhos causada por bactéria, com maior incidência entre crianças de 6 a 9 anos. Segundo Viviane Marangoni, enfermeira da Seção de Vigilância Epidemiológica, a transmissão ocorre por meio de contato direto com o doente ou objetos contaminados (lápis, toalhas de rosto e de banho, roupas de cama). “A doença é a segunda maior responsável pelos casos de cegueira. Por isso, é importante a busca-ativa nesta faixa etária”.
O objetivo é avaliar cerca de 1.100 alunos das três unidades de ensino, com exame de eversão da pálpebra. Os pais e responsáveis dos estudantes foram avisados e autorizaram o procedimento. Caso seja confirmada a doença, os familiares serão comunicados e a criança será tratada com antibiótico específico de dose única.
Já a hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, testículos e olhos. Cerca de 400 crianças da Vinto e Oito de Fevereiro passarão por exame físico, no qual serão procuradas manchas brancas que não coçam e indolores. No caso de serem encontradas este tipo de lesões, a criança será submetida a um teste de sensibilidade. Em seguida, serão encaminhadas para tratamento com dermatologista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.