Serviços preventivos no sistema de drenagem urbana de Santos registraram crescimento significativo entre 2024 e 2025, reforçando as ações de combate a alagamentos em diferentes regiões da Cidade. As intervenções são realizadas pelo Departamento de Apoio às Prefeituras Regionais (Depref), vinculado à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
A limpeza dos canais passou de 168,6 mil metros em 2024 para 207,2 mil metros em 2025 — um acréscimo de 38,5 mil metros, equivalente a 22,9%.
Dessa forma, outro destaque foi a desobstrução de canaletas. Portanto, que saltou de 4,06 mil metros em 2024 para 8,89 mil metros em 2025, um aumento superior a 119%.
As caixas de sopé — estruturas de concreto instaladas em áreas de encosta para direcionar o fluxo de águas pluviais e sedimentos, prevenindo enchentes e deslizamentos — também tiveram aumento de atendimentos. Em 2024, foram limpas 114 unidades; em 2025, o total chegou a 139, crescimento de 21,9%.
Dessa maneira, as bocas de lobo receberam atenção contínua. Em 2024, 22.688 passaram por limpeza. Já em 2025, acréscimo de 12,5%, alcançando 25.530.
Portanto, nos morros, as 88 escadas hidráulicas são limpas individualmente a cada três dias durante a semana. Outra frente de trabalho ocorre na orla, onde os chuveirinhos são desobstruídos duas vezes por semana para atender ao aumento no fluxo de turistas durante a Operação Verão.
Bairros
O Depref também mantém ações corretivas em pontos críticos ou sob demanda da população. A Rua Ana Santos, noChico de Paula, recebeu 24 intervenções de limpeza e desobstrução em 2025. Já a Rua Januário dos Santos, na Aparecida, contou com dez atendimentos no mesmo período. Na Zona Noroeste, a Avenida Brigadeiro Faria Lima recebeu 14 intervenções ao longo do ano passado.
Para a gestora do contrato de drenagem do Depref, Débora Mandaji, o reforço das ações é fundamental. “O fortalecimento do sistema de drenagem urbana, com a ampliação e modernização das redes de escoamento das águas das chuvas, não apenas reduz os riscos de enchentes, como também diminui os impactos sobre vias públicas, residências e estabelecimentos comerciais. Essa é a nossa preocupação”.
Equipes
Atualmente, o Depref conta com quatro equipes, formadas por oito trabalhadores cada. Duas atuam de forma preventiva, com foco na manutenção contínua da rede de drenagem. Enquanto as outras duas são destinadas às ações corretivas, executadas conforme demanda ou em locais com histórico recorrente de alagamentos.
Além dessas equipes, o contrato prevê duas para a limpeza manual/mecanizada dos canais e uma especial para limpeza de barreiras flutuantes, comportas, recolhimento de resíduos proveniente do fluxo das marés, limpeza das escadas hidráulicas e chuveirinhos da orla, totalizando 90 funcionários entre líderes, fiscais, motoristas e operacionais.
Dessa maneira, o contrato de limpeza e manutenção do sistema prevê, no mínimo, uma ação preventiva anual.
Aliás, nos canais, a retirada de resíduos foi intensificada para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e reduzir o risco de enchentes.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.