Sinal analógico será desligado na Baixada Santista em novembro | Boqnews
Divulgação/ Pixabay

Mudança

24 DE OUTUBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Sinal analógico será desligado na Baixada Santista em novembro

A partir de 29 de novembro, a TV aberta passa a ser transmitida apenas pelo sinal digital nos aparelhos de TV da Baixada Santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir do dia 29 de novembro, os munícipes da Baixada Santista contarão apenas com o sinal de televisão digital.

De acordo com Elis Alquezar, mobilizadora local da Seja Digital (entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil), esta mudança é necessária devido ao avanço tecnológico.

“Hoje o sinal é operado em mais de 700 MHz e a gente precisa fazer um remanejamento para a melhoria do sinal 4G em aparelhos mobiles. Com a TV digital o usuário poderá assistir televisão em melhor qualidade, além de obter a ampliação do sinal do 4G”, explica.

No total, 55 países estão passando por esse processo, sendo que 78 já o finalizaram. Além da Baixada Santista, outras regiões do Estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, terão o sinal analógico desligado na mesma data. A expectativa é que até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil tenham o sinal analógico desligado.

Os kits de conversão são compostos por antena, conversor e controle remoto para uso do aparelho

O que fazer?

Quem tem televisão de tubo ou de tela plana fabricadas até 2010 que só recebem o sinal analógico não precisa descartar o aparelho.

Para que o sinal digital funcione é preciso adquirir o kit de conversão de sinal, que custa, em média, R$ 150.

Elis recomenda que o usuário faça uma pesquisa de preço em comércios de eletrônicos do próprio bairro ou em lojas segmentadas de maior porte para analisar as melhores ofertas. Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal recebem gratuitamente kits contendo antena, conversor e controle remoto.

Para tanto, os usuários devem agendar a retirada do material pelo telefone 147 ou pelo site da Seja Digital. Para saber se tem direito, o beneficiário deve acessar o portal.

Já aqueles que possuem um aparelho de TV mais recente não devem se preocupar com o conversor. Segundo Elis, será necessário apenas fazer a sincronia dos canais. Em caso de dúvida o indivíduo pode ligar ou entrar em contato pelo portal da Seja Digital.

Não há mudança para quem tem serviços de TV a cabo ou antena (Net, Embratel, Claro, Sky, Vivo, por exemplo), independente do modelo da TV.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.