A tarifa do transporte público em Santos irá aumentar depois da escolha da empresa que assumirá o transporte público nos próximos anos. O teto máximo para aumento da passagem foi estabelecido em R$ 3,30. A informação foi dada pela presidência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) durante audiência púbica realizada na noite da última terça-feira (20), na Arena Santos, organizada para esclarecer a população sobre o tema.
O edital de licitação para contratar a empresa que irá operar o transporte coletivo convencional em Santos deverá ser aberto dentro de 15 a 20 dias.
A empresa que assumir o serviço deverá substituir os antigos pontos de ônibus de madeira por totens (marcos) metálicos de parada, em um total de 400 (ilustrados com os itinerários dos ônibus e o QR Code) e instalar 150 novos abrigos metálicos.
“A readequação das linhas circulares por troncais com a alteração em parte de itinerários e a futura compatibilização do VLT (Veículos Leve sobre Trilhos) também será implantada no primeiro ano de contrato”, disse o presidente da companhia, Antonio Carlos Silva Gonçalves. Os questionamentos e sugestões dos participantes do encontro foram gravados e registrados em ata para avaliação. “As questões pertinentes poderão ser inseridas no edital”, disse o presidente.
O edital busca ampliar os ajustes dos últimos anos como implantação de ar condicionado em 50% da frota, acessibilidade e acesso gratuito à internet; veículos com idade média máxima de três anos de fabricação; manutenção da bilhetagem eletrônica e ampliação dos estabelecimentos conveniados para a venda e recarga de cartões, entre outros itens.
O contrato será de oito anos prorrogável por igual período. A empresa que atender às exigências do documento e oferecer o menor preço de tarifa vence a licitação.