Técnicos estudam cenários para integração dos ônibus com a nova linha do VLT | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/Arquivo-PMS

Santos

26 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Técnicos estudam cenários para integração dos ônibus com a nova linha do VLT

Etapa 2 do VLT circula no Centro em fase de testes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A preparação dos sistemas públicos de transportes municipal e intermunicipal para a etapa 2 do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) em Santos foi o tema da reunião desta quarta-feira (26), no Parque Tecnológico de Santos, com representantes dos gestores e operadores das três redes de serviços.

Conforme o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, empresa gestora do sistema municipal, neste momento, visando o início da circulação da nova linha do VLT, o trabalho é estudar várias situações envolvidas, tais como: fazer as integrações dos ônibus municipais e intermunicipais com o VLT e como melhorar a fluidez para os coletivos na área urbana, seja com corredores exclusivos ou de uso compartilhado, de maneira a proporcionar velocidade comercial mais adequada. De acordo com os dados apurados, os ônibus em Santos circulam atualmente com velocidade comercial de 9km/h. “É uma velocidade muito pequena e demanda tempo maior no percurso. O objetivo é que se chegue a 20km/h, para melhorar a qualidade do serviço e ter uma pontualidade mais aceitável para o usuário do transporte coletivo da Cidade”, ressaltou Gonçalves.

Paulo Cesár, da equipe de planejamento operacional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), gestora do VLT, ressaltou que os estudos em andamento são desenvolvidos em conjunto com a CET-Santos e as operadoras dos sistemas.

Desse modo, visando a otimização das redes de ônibus a partir da implantação da segunda linha do veículo elétrico.

Sendo assim, a primeira etapa desse trabalho já mostrou impacto direto na sobreposição do novo trecho do VLT com oito linhas – quatro municipais e quatro intermunicipais, revelou ele.

Foto: Divulgação/PMS

Já o diretor do grupo formado pelas empresas BR Mobilidade (operadora do VLT e das linhas de ônibus intermunicipais) e Viação Piracicabana (permissionária das linhas municipais), Alceu Cremonese Júnior, afirmou que a central de planejamento dispõe de técnicos e ferramentas tecnológicas modernas para oferecer os dados necessários para fundamentar os estudos e adoção das medidas para a integração dos sistemas. “O propósito é melhorar a fluidez para o transporte público e reduzir tempo com deslocamentos. O funcionamento integrado das redes representa menos custos de operação, o que significa também menor custo para o usuário”.

O diretor de Transportes Urbanos da CET, Murilo Barletta, e toda a equipe técnica do setor, também participaram do encontro.

Além disso, o novo trecho do VLT terá oito quilômetros de extensão. Desse modo, ligará a Linha 1 (a partir da Estação Conselheiro Nébias) ao Valongo, na região central, em processo de revitalização. A previsão é de transporte de 35 mil passageiros/dia.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.