Para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Mongaguá prorrogou o calendário de vacinação contra a rubéola até o dia 31 de outubro. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde o município vacinou 9.959 pessoas, atingindo o índice de 65% de cobertura vacinal. A meta é imunizar 95% da população, na faixa etária de 20 a 39 anos de idade, ou seja, aproximadamente 16 mil pessoas. A vacina contra a rubéola é aplicada em seis postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus do gênero rubivirus e transmitida por secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Os principais sintomas são: febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.
Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação há o risco de Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.
Postos de Vacinação em Mongaguá
Centro de Saúde Vila Arens
Rua Antônio Cordeiro Mendes, 204, Vila Arens
USF Vila Operária
Avenida Washington Luiz, Vila Atlântica
USF Jardim Primavera
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1801, Jardim Primavera
USF Flórida Mirim
Avenida Monteiro Lobato, Flórida Mirim
UFS Jardim Praia Grande
Avenida Monteiro Lobato, Jd. Praia Grande
USF Jardim Jussara
Avenida Jussara, 62, Balneário Jussara