A publicação do balanço patrimonial de 2013 do Santos FC é um atestado de completa incompetência da dupla LAOR (Luiz Álvaro + Odílio Rodrigues). Afinal, o clube terminou 2012 com Neymar em campo e como o clube grande de São Paulo que menos devida. E terminou 2013 sem Neymar e sendo o clube que mais deve: R$ 332,1 milhões. É gente, o presidente que “negociou” a divida externa brasileira e que tem o apoio de 4% do PIB brasileiro quebrou o clube de vez, afinal está há caminho de decretar a falência. O slogan da chapa de situação na eleição de dezembro mudou. Não é mais “O Santos pode mais”. É “O Santos deve mais”. Parabéns a todos os envolvidos e aqueles que colocaram esses homens no poder.
2- Rasgaram o Estatuto
Bandeira da atual gestão do clube, o Estatuto Social foi rasgado, apagado e queimado em praça pública pelo presidente em exercício Odílio Rodrigues e pelo presidente do Conselho, Paulo Schiff. Afinal, o balanço foi publicado sem ter sido discutido no Conselho Deliberativo, como determina vários artigos do estatuto, anunciado como “moderno, eficiente e adequado à realidade do clube”. E mais, eles reconhecem isso em nota oficial e dizem que a Lei Pelé não determina essa aprovação, “apenas” o Estatuto. Dai eu pergunto: se fazem um estatuto para não cumpri-lo, porque o mudaram? Porque literalmente desrespeitaram todos os conselheiros do clube? Porque não cumprem a “constituição” do Santos FC feita por eles mesmos?
3- E a governança corporativa?
É sabido que são práticas necessárias para a propalada “governança corporativa” da dupla LAOR o cumprimento de rígidos “controles internos”. Então, a auditoria independente Ernest & Young Auditores Independentes tirou a máscara dessa gestão temerário que é o Conselho Gestor do Santos FC. Afinal, a auditoria diz que a falta de controles internos a obrigou a colocar ressalvas nas contas santistas. Governança corporativa no papel é lindo. Na prática poucos exercem. No Santos FC, posso garantir que desde 2010 ela nunca existiu.
4- 1 em 45
Interessante o levantamento feito pelo bloqueiro do UOL, Ricardo Perrone, no balanço do Santos FC. Ele mostra que o Peixe detêm 100% dos direitos econômicos de 1 a cada 45 atletas da base. Ué? Não era a dupla LAOR que iria acabar com a pizza no Santos? O discurso e a ação não andam juntas. Então meu candidato em dezembro é a dupla LAOR. Eles tem que arrumar essa lambança criada por eles mesmo ao longo de 5 anos.
5- Pizza vai continuar
O supervisor de Futebol da dupla LAOR, André Zanotta anunciou essa semana que a pizza vai ser ampliada na Vila Belmiro. Segundo ele, o Conselho Gestor, esse grupo de “inteligência e comando”, está estudando proposta de reforçar o time envolvendo direito de promessas da base, ou seja vendendo parte do jantar para pagar o almoço. Qual a diferença dessa ação para o acordo feito com o grupo DIS no passado e que foi tão criticado pela dupla LAOR? Agora pode?
6-Adiantamento de receitas
Nessa semana, a Câmara dos Deputados Federais aprovou e encaminhou a presidenta Dilma Rousseff para sanção uma lei que determina vários assuntos de clubes de futebol e responsabilidade fiscal. Um dos artigos da lei obriga os dirigentes de clubes a não adiantarem receita fora de seus mandatos. Caso a presidenta Dilma sancione a lei como está o número de candidatos a presidente do Santos FC em dezembro vai chegar perto do 0 graças a dupla LAOR, que já adiantou receita de 2015 e avalizou a “excelente” compra de Damião com a receita de 2017.
7- Festa na Padoca!!
Compareci e me diverti muito na bonita festa dada pelo amigo Carlinhos na Padaria Santista ao meu amigo-irmão Marcelo Teixeira. Só gente do bem, santistas na maioria, festejando os 50 anos do Marcelo em um verdadeiro ambiente alvinegro. Muito bom
8- Linda homenagem
Achei muito bonitas as homenagens feitas por Elano, Robinho e Neymar ao craque Léo. Isso mostra como ele é querido e uma verdadeira liderança política entre os ídolos do Peixe. Muitos estranharam a falta de uma homenagem do capitão Edu Dracena, com quem Léo conquistou a Libertadores da América. Outros atletas do time o fizeram, menos o propalado capitão.
9- Cuidado Neymar
Muito pertinente o artigo de Erich Betting sobre a participação de Neymar no episódio #somostodosmacacos que correu as redes sociais. Reproduzo aqui a parte mais importante: ” Neymar tem de ser apenas Neymar. Ou Neymar Junior, como ele tem orgulho em ser. Autêntico, natural e sobretudo, exemplo. Se cada passo que ele der for milimetricamente calculado, por mais bem intencionado que seja, vai parecer propaganda para as pessoas, com tudo o que pode existir de aspas nela”.
10- Renato
O Santos FC estuda o retorno do volante Renato, bicampeão brasileiro pelo Peixe em 2002 e 2004, ao clube. Acho interessante pois pode ser um exemplo para a excelente molecada que temos no meio-campo santista. E Renato tem, sobretudo, identidade e caráter.
#Deus Existe!
Deixe um comentário