Ambientes e Atitudes que contaminam | Boqnews

Opiniões

05 DE JULHO DE 2015

Ambientes e Atitudes que contaminam

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O despreparo da população e dos profissionais da saúde nos cuidados de higiene e na produção de ambientes e atitudes saudáveis vai se tornando capital na proliferação de um cem número de doenças infecciosas, virias, bacterianas, fúngicas e assim por diante. Falta de conhecimento, falta de educação, falhas nas estruturas físicas e operacionais tornam esses locais, ambientes de risco e contágio.

Por exemplo: uma sala de espera onde dezenas de pessoas se aglomeram na expectativa de serem chamados por seus médicos. Uns portadores de doenças cardiovasculares, outros diabetes, outros doenças ósseas e articulares, mas entre todos esses, dois ou três estão gripados, resfriados, a tossir e espirrar espalhando vírus por toda sala, todo ambiente.

Em pouco tempo, além de cardiopatas, diabéticos e portadores de doenças ósteo-articulares, agora temos gripados e resfriados que incubarão seus vírus por três ou quatro dias e então sairão em outras salas de espera a reproduzir a situação anterior.

Profissionais da saúde resfriados a atenderem seus pacientes. Amigos que se visitam e saem juntos gripados e resfriados. Tosse pra lá, espirro pra cá e vamos disseminando doenças. Idosos podem até morrer com a nossa falta de educação, higiene e um comportamento social compromissado com a ética, porque quem é ético não contagia, pelo menos, com vírus.

Sujeito tosse encima do buffet de saladas do restaurante por quilo: contaminação na certa. Aquele dono de bar que pega em dinheiro e ele mesmo faz o sanduba: contaminação, sem dúvida. Diarréias, desidratação, tudo por falta de educação. Acorda, minha gente.

Tá resfriado, fica em casa. Tá gripado, não vá trabalhar. Patrão é melhor dispensar o gripadinho de hoje antes que todo o departamento fique doentinho amanhã. Seja inteligente. Higiene e boa educação promovem saúde lavando as mãos. Na igreja, pego em dinheiro, dou minha oferta e depois estendo minha mão no Pai Nosso e no abraço da Paz e para terminar recebo com mãos sujas meu Senhor na comunhão, levando-o à boca com mãos de dinheiro. Quanta deseducação. Vamos humanizar a razão? Ou vamos continuar a sermos instrumentos de contaminação.

Agora é com você! Transforme o conhecimento em comportamento!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.