Enquanto o País registra um saldo positivo neste ano de 841.589 vagas de trabalho com carteira assinada, a Baixada Santista soma uma queda de 580 empregos formais em outubro.
Até setembro este déficit era de 651 vagas – ou seja, houve uma redução na relação admissões e demissões no comparativo entre ambos os meses.
Mas os números estão longe do ideal.
Baixada na contramão II
Os saldos negativos maiores ocorrem nas cidades de Guarujá (704 postos encerrados este ano) e Bertioga (-538).
A situação só não é pior por causa de Praia Grande, com superávit de 811 novos empregos.
Em Santos, o déficit chega a 297 vagas na relação admissões versus demissões.
Cenário preocupante
Conforme dados do Cadastro Geral do Ministério do Trabalho, a Baixada Santista tem pouco mais de 382 mil trabalhadores com carteira assinada.
No entanto, desde o início da crise econômica, em 2014, no primeiro ano após a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff, a região já perdeu 10% do total de oferta de vagas.
Mais atingidas
As cidades mais atingidas pelo redução nos empregos foram Cubatão – queda de 43% desde 2014 – e Santos, com redução de 10%.
Em números absolutos, foram 12.499 e 17.782 vagas, respectivamente, que deixaram de existir no período.
Coletando assinaturas
A criação do novo partido – Aliança pelo Brasil – pelo presidente Jair Bolsonaro irá mexer com o tabuleiro eleitoral, mas, provavelmente, só nas eleições de 2022.
Isso porque o prazo para o partido conseguir as 500 mil assinaturas necessárias se encerra em março, o que seria exíguo.
Trampolim eleitoral
Se isso ocorrer, a futura legenda – dissidência do PSL e que receberá o sugestivo número 38, em alusão ao calibre do revólver mais conhecido no País – vai fazer com que muitos candidatos façam dos atuais partidos trampolins para migrar à nova legenda.
Nova escola
Considerada a escola pública mais moderna da Cidade, a unidade municipal Paulo Gomes Barbosa será inaugurada neste sábado (23), no Jabaquara, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que presta homenagem ao seu pai, único que esteve à frente da Prefeitura e Câmara em Santos.
Justa homenagem ao político, falecido em 2011.
Aprovação
Emocionado, o presidente do Legislativo, Rui de Rosis, viu aprovado, de forma unânime, o seu projeto de lei que prevê a inclusão da disciplina curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras nas instituições públicas e privadas de ensino.
A proposta segue para análise do Executivo.
Redução no tamanho
Uma pequena alteração na legislação do futuro Mercado de Peixes na Ponta da Praia incluiu um box para colocação de gelo, o que não havia na lei anterior.
Por sua vez, os 20 boxes para venda de pescados perderam 2 m2 cada passando agora para 33,30 m2 cada.
O mesmo ocorre com as lojas no mezanino.
Novas OSs
A Prefeitura de Santos abriu chamamento público para contratação das OSs – Organizações Sociais que irão atuar no novo Ambesp – Ambulatório de Especialidades e na UPA da Zona Leste.
Bandeira vermelha
Apesar de não chover tanto nos últimos dias, por qual razão todas as praias de Santos estão impróprias para banho pelo menos desde o início do mês, conforme a Cetesb?
Sem integração
A partir do dia 28, uma nova empresa passa a operar no transporte público de São Vicente, a Otrantur.
No entanto, por enquanto, não haverá integração das linhas com o VLT, operado pela BR Mobilidade.
Quem Responde?
Quando…
o governo do Estado vai anunciar novos investimentos para a geração de empregos na Baixada Santista?
Frase
“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.”
Martin Luther King
líder político norte-americano
Deixe um comentário