De 8 a 14 de janeiro | Boqnews

Opiniões

07 DE JANEIRO DE 2011

De 8 a 14 de janeiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nome Técnico
Quem aposta que a deputada estadual eleita Telma de Souza (PT) será a candidata natural do PT para a Prefeitura de Santos pode tirar o cavalinho da chuva. Setores influentes do diretório estadual articulam o nome do ex-presidente da Embratur, o santista Eduardo Sanovicz, para tentar a sucessão do prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) ao Palácio José Bonifácio.
Nome Técnico II
Sanovicz atuou como diretor de Turismo no Governo David Capistrano (PT), além do Barcelona Conventions e Visitors Bureau, na Espanha; no São Paulo CVB e presidiu a Anhembi Turismo e Eventos. É diretor da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a maior empresa promotora de eventos da América Latina. Diante do currículo e se o nome de Sanovicz for aceito, é possível crer que o PT vai pautar o Turismo como uma das principais discussões do próximo pleito municipal.


Revolta
Muitos leitores entraram em contato com a coluna reclamando da decisão dos deputados estaduais Bruno Covas e Paulo Alexandre Barbosa (ambos do PSDB), e do deputado federal, Márcio França (PSB), que largaram temporariamente seus mandatos para assumir cargos como secretários no Governo de São Paulo.


Revolta II
Bruno Covas é o novo secretário estadual do Meio Ambiente; Paulo Alexandre Barbosa assumiu como secretário de Desenvolvimento Social e França foi nomeado para a pasta do Turismo.  Há quem pergunte a quem favoreceria a perda da representatividade da região de dois deputados estaduais e um federal? O projeto pessoal não pode estar acima do bem comum? Ou pode?, indagam alguns mais exaltados leitores.


Real motivo I
Pouca gente entendeu os motivos que levaram a deputada estadual eleita, Telma de Souza (PT), a pedir exoneração do mandato de vereadora já no início de janeiro, uma vez que ela assume sua vaga na Assembléia Legislativa em março.
Real motivo II
A decisão de Telma tem relação com o fato dela ser a primeira suplente do pleito anterior como deputada federal do PT paulista. Como os eleitos em 2010 assumem em 1º de fevereiro, ela ocupa a vaga de Antonio Palocci, que hoje é o atual ministro da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff.
Real motivo III
Telma assumiu o mandato na última semana e irá atuar na Câmara durante pouco menos de um mês ao lado de mais 27  deputados recém-empossados, que substituem parlamentares eleitos em outubro ou que tomaram posse como secretários de estados ou ministros. Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, entre salários e demais benefícios, inclusive com a contratação de pessoal, cada parlamentar poderá gastar até R$ 107 mil em apenas um mês. É um dinheiro difícil de se jogar fora…


No Senado
A deputada  estadual não reeleita, Maria Lúcia Prandi (PT), vai assumir um cargo de relevância na assessoria da senadora eleita por São Paulo, Marta Suplicy. 


Eu tenho a força
A partir de fevereiro, o ex-prefeito de Santos e deputado federal reeleito, Beto Mansur (PP), passa a ser o principal porta-voz de reivindicações da Baixada Santista junto ao governo Dilma. Afinal, seu partido é coligado ao PT. Em particular, porém, Mansur não nutre amores pela agremiação.
Eu tenho a FORÇA II
Já Protógenes Queiróz (PCdoB) não tem laços com a região (ele reside em Guarujá) e Alberto Mourão (PSDB) só assumiu com a debandada da bancada tucana paulista eleita para a Câmara Federal rumo ao Governo Alckmin. Em Brasília, Mourão será oposição e terá pouco espaço para emplacar reivindicações.


Guarujá
Vale ressaltar que articuladores do PT paulista planejam lançar Queiróz (PCdoB) como candidato a prefeito de Guarujá em 2012, tendo como vice o advogado Sidnei Aranha, que está saindo do PV e retornando ao PT, legenda a qual ele fez parte.


Senador começa bem
O presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino dos Santos (PMDB), recém-eleito, começou bem seu mandato. Manteve como chefe do gabinete da presidência  o competente  Ronaldo Ferreira da Silva, que fez um bom trabalho na gestão de Marcus De Rosis (PMDB).


Cegos do castelo
Os vereadores que reclamam pela contratação de uma empresa para fazer a segurança do Castelinho, nova sede do Legislativo, estão com a visão prejudicada ou defendem interesses alheios. Afinal, a segurança do patrimônio histórico, como é o caso, sempre foi feita pela Guarda Municipal de Santos.
Cegos do castelo II
E a Prefeitura fez um concurso recente, ainda válido, para completar em mais 200 homens o quadro da GM que, como bem lembra o vereador Braz Antunes (PPS), só foram chamados 50. A Prefeitura deveria dar atenção a este problema, ao invés de deixar o Legislativo terceirizando um serviço que a Secretaria de Segurança faz com qualidade na Cidade.


Dupla jornada
Presidente do  Santos e Região Conventions e Visitors Bureau, o ex-secretário de Turismo (governo Beto Mansur) e ex-chefe de Gabinete (governo Papa) de Santos,  jornalista Luiz Dias Guimarães, passa a acumular mais uma função: assessor técnico I no gabinete Papa, no lugar do ex-secretário de Meio Ambiente, Flávio Rodrigues Corrêa.


Resposta da GM
Em carta enviada ao Jornal Boqueirão, a Guarda Municipal de Santos – em referência à nota Dormindo na Orla, da edição 821, garante que não faz  parte de suas atribuições fazer “vistas grosssas” quanto as  pessoas em situação de rua. “Para estes casos, é acionada a Urgência Social. De 27 de dezembro a 2 de janeiro, das 154 ocorrências na orla, 11 foram orientações a moradores de rua, realizadas pelos componentes da corporação”, explica a nota.


Quem Responde?
Quando…
… A Prefeitura começará efetivamente a punir quem não cata a caca dos cachorros nas ruas em 150 UFIRs como determina a lei 1408 de 1996?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.