Defesa climática já! | Boqnews

Ponto de vista

12 de dezembro de 2022

Defesa climática já!

Episódios evitáveis ocorrerão com frequência maior, tal o estágio de comprometimento do clima que resulta dos maus-tratos à natureza.

Haverá chuvas fortes intempestivas e consequentes inundações. As moradias em lugar impróprio, seja em áreas ambientalmente vedadas, seja em inclinações vulneráveis, serão as mais atingidas.

Como sempre, é o mais pobre que mais sofrerá.

É obrigação do município cuidar de seus munícipes. Sabe-se que nem sempre funciona a prevenção.

O melhor seria não permitir que áreas inadequadas se tornassem lugar de residências quase sempre toscas, onde não há possibilidade de vida decente.

Isso vulnera o princípio da dignidade da pessoa humana, norteador de todo o ordenamento desse nosso Estado de direito de índole democrática.

Um cuidado permanente deveria ser o replantio do verde exterminado. O Brasil precisa de um bilhão de árvores em reposição e o planeta carece de um trilhão delas.

Não há cidade que possa se orgulhar de um excesso de cobertura vegetal. Árvore é o fator mais importante para o combate ao aquecimento global.

Os municípios precisam ter um plano de ação para a hipótese de infaustos que causem vítimas, sejam fatais, sejam aquelas obrigadas a se abrigarem transitoriamente, em virtude de terem suas casas impactadas por fenômenos climáticos.

Um Gabinete de Crise funciona e não precisa ser sofisticado.

Precisa contar com equipe que vistorie os lugares mais frágeis, aqueles sujeitos à potencialidade mais do que provável de uma tragédia resultante de inundação, de deslizamento, de rompimento de barreiras, de desmoronamento ou qualquer outro fato previsível e perfeitamente evitável.

Um sistema local de avisos meteorológicos é viável para qualquer município e hoje as previsões são confiáveis, ao contrário do que acontecia anos atrás.

É fazer com que em cada cidade haja um Comitê eficiente de Defesa Civil, chamado a atuar permanentemente, na prevenção e na assistência efetiva, depois que algo de ruim acontecer.

Esse Comitê pode também oficiar na disseminação de uma consciência de voluntariado, para que a própria sociedade civil colabore na missão de evitar infortúnios e de minorar as consequências deles, quando inevitáveis.

O munícipe tem o dever de exigir isso aos seus representantes. É legítima essa pretensão e obrigação do governo local atendê-la.

José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uninove e Presidente da Academia Paulista de Letras – 2021-2022

José Renato Nalini
José Renato Nalini
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.