Divisão verde-amarela | Boqnews
Imagem da urna eletrônica Foto: Nelson Jr.

Opiniões

28 DE OUTUBRO DE 2022

Divisão verde-amarela

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Como era esperado, ataques, mentiras, censura e tudo de mais sórdido ocorreu nos últimos dias das campanhas eleitorais. Diante do cenário, a única certeza é que o Brasil amanhecerá ainda mais dividido nesta segunda (31), onde o vencedor – quem quer se seja – terá apoio de pouco mais da metade da população.

Divisão verde-amarela 

A disputa deste domingo tende a ser ainda mais acirrada que na vitória de Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), em 2014 (51,64% x 48,36%). E todos sabem o que ocorreu depois…

Fusão

De olho no crescimento das bancadas – e nas verbas eleitorais, políticos já se unem para formar uma federação ou fusão para ampliar sua força com o novo governo, assim como garantir a sua própria sobrevivência. Por exemplo, o União Brasil (fusão do PSL com o DEM) deve se unir com o PP e assim se tornar a maior bancada no Congresso (106 membros), superando o PL (99 parlamentares).

Terceiro bloco

Dessa forma, um outro grupo se movimenta para se unir. Casos do MDB (42 deputados), PSDB/Cidadania (18 + 5) e Podemos (12). Também podem entrar no grupo o Solidariedade (4 deputados) e o Avante (7). Se a fusão sair, será a terceira maior bancada, totalizando 88 parlamentares, ultrapassando a federação PT/PCdoB e PV, com 80 deputados.

Queijo suíço

Impressionante como a SPA – Santos Port Authority abandonou a manutenção da avenida perimetral. Com o fluxo constante de caminhões, as crateras crescem tornando uma aventura e risco aos motoristas e motociclistas e um teste para os amortecedores dos carros. O que mais se vê são cones espalhados pela via para alertar sobre os buracos na pista, aliás, com iluminação sofrível.

Ei, me dá um dinheiro aí…

Após pressão dos sindicatos e reclamações dos vereadores, inclusive da base aliada, a prefeitura estuda mudanças para reapresentar o projeto que previa abono de R$ 1 mil aos servidores da ativa. Há insatisfação dos vereadores, inclusive os da base aliada. Já os servidores irão ao Paço para pressionar por uma proposta melhor. O ato será na terça (1), às 17h, em frente à Prefeitura. O PL está em fase final de análise e será reapresentado em breve.

Chapa única

Depois de muitas idas e vindas, finalmente houve consenso na chapa que indicará o nome de Carlos Teixeira Filho (PSDB) à presidência da Câmara para o biênio 2022/24. Até agora, 15 vereadores confirmaram apoio, mas outros 5 ainda não haviam aderido à chapa a ser votada. Débora Camilo (PSOL) já adiantou que irá se
abster. A votação ocorre na próxima sessão da Câmara na terça (1). Leia detalhes na página 3.

Reflexos 

Situações que ocorreram nos bastidores da votação da Câmara vão respingar na futura reforma de governo que o prefeito Rogério Santos alinhava para a segunda metade do seu mandato.

PSD fortalecido

Reeleito com 62.239 votos, o deputado estadual Paulo Correa Jr (PSD) está imbuído de fortalecer a legenda na região, Litoral Norte e Vale do Ribeira visando as eleições de 2024.

Quem Responde?

Será …
que o STF – Supremo Tribunal Federal vai garantir a gratuidade no transporte público também nas eleições municipais de 2024?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.