Quando 5 de julho chegar…
Ficou para o dia 5 de julho a entrega do Parque Valongo (foto abaixo).
O martelo foi batido nesta semana e são esperadas autoridades tanto dos governos federal e estadual para prestigiar a inauguração da fase 1 do empreendimento, que será um importante indutor turístico para a área central do Município. A data, aliás, é simbólica, pois será o último dia que candidatos (as) poderão comparecer às inaugurações de obras públicas.
Fase 1
Com cerca de 90% dos serviços concluídos, a primeira etapa do espaço contará com áreas para dois restaurantes e uma cafeteria, a ser instalada na Casa de Pedras I, além de atracadouro e outros espaços de lazer e contemplação para o público, que poderá, enfim, acessar o cais (waterfront).
Além disso, melhorias no entorno do Valongo também estão na reta final.

Reta final para conclusão das obras do Parque Valongo, em Santos. Foto: Nando Santos/Arquivo
Fase 2
A segunda fase prevê a entrega de uma nova passarela, a começar pela Rua XV (o imóvel, que pertencia à prefeitura, já fora derrubado), ligando a via até o Armazém 4 e a Casa de Pedra I, com recursos da iniciativa privada.
Hoje, o acesso disponível é o da passarela localizada atrás da Alfândega, junto ao terminal entre Santos – Vicente de Carvalho.
Terminal de passageiros
A etapa final prevê a transferência do terminal de passageiros, hoje na região do Outeirinhos, para a área do Valongo, o que passaria pela utilização dos armazéns 1 ao 3 e de outras áreas portuárias.
A Autoridade Portuária tem realizado audiências públicas sobre o tema.
Sem escovão
Durante sessão da Câmara na última quinta, o vereador Sérgio Santana (PL) chegou a reclamar das más condições dos banheiros públicos da orla da praia, dizendo que se a situação não fosse resolvida, ele próprio iria ajudar na limpeza.
No entanto, o edil não precisará ‘botar a mão na massa’.
Contrato firmado
Afinal, após imbróglio jurídico envolvendo as empresas concorrentes na licitação, houve a homologação da vencedora que receberá R$ 5,859 milhões por um ano pela manutenção e limpeza de todos os banheiros públicos, além dos chuveiros da orla.
A empresa tinha a previsão de operar no fim de semana.
PSB vai de Rogério
Ainda que haja indefinição sobre quem realmente será o candidato do governo (oficialmente, o prefeito Rogério Santos é o candidato, mas dentro da própria prefeitura há o ‘fogo amigo’ onde alguns apostam na volta do ex-prefeito e deputado Paulo Alexandre), o vereador Benedito Furtado (PSB), decano da Câmara, é taxativo.
Seu partido dará apoio ao prefeito Rogério Santos.
Assim, o PSB local será o único dos partidos progressistas que não estará ao lado da pré-candidata Telma de Souza.
Furtado participou do Jornal Enfoque na semana, onde falou sobre o assunto.
Confira o programa completo
Direita dividida
Pré-candidato à prefeitura de Santos pelo Avante, o escritor e influenciador Fernando Pinheiro, que usa o slogan Deus, Pátria, Família e Liberdade, se coloca como o verdadeiro representante da direita em Santos.
Dessa forma, ele disputará espaço com outros nomes neste campo ideológico, como o do advogado Renato de Jesus (PRD) e o da deputada Rosana Valle (PL).
Pinheiro também participou do Jornal Enfoque desta semana.
Confira o programa completo
Com aval de Bolsonaro
Aliás, Pinheiro tem milhões de seguidores nas redes sociais e foi candidato a deputado federal em 2022 pelo PL, com ficha assinada pelo ex-presidente Bolsonaro e o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto.
Obteve 30.364 votos.
Quem responde?
Até quando…
as pessoas vão continuar achando que os canais servem para jogar lixo, óleo, detritos e esgoto?
(Veja exemplo no Canal 4, em Santos)
Deixe um comentário