Inauguração
Duas semanas após o velório do Rei Pelé, o ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França volta a Santos nesta segunda (16), quando inaugura a passarela ligando Santos a Vicente de Carvalho, localizada atrás da Alfândega.

Proposta de Niemeyer ao monumento a Pelé, apresentado em 2010.
Estátua ao Rei Pelé I
O prefeito Rogério Santos irá mostrar ao ministro o projeto para construção do monumento feito por Oscar Niemeyer.
Aos 102 anos se encontrou com o Atleta do Século pela primeira vez em sua casa no Rio de Janeiro.
Em 2010, o arquiteto mostrou o projeto solicitado pela prefeitura na gestão do ex-prefeito João Paulo Papa visando os preparativos da inauguração do Museu Pelé.
Dessa forma, tal fato ocorreu em 2014, já na gestão do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no Centro Histórico de Santos.
Mas a estátua nunca foi entregue
Estátua ao Rei Pelé II
Dessa forma, a estrutura criada por Niemeyer será dividida em duas partes.
Ou seja, uma torre de cimento de 20 metros de comprimento e que culmina no gesto do ex-jogador comemorando gol com um soco no ar.
Assim, na base, há uma grande bola de sete metros de diâmetro, do mesmo material, que abrigará exposições e cinema.
Dessa forma, a torre representaria o primeiro impacto visual aos visitantes
Estátua ao Rei Pelé III
Portanto, como o porto de Santos será rebatizado com o nome de Pelé, a ideia do prefeito é que a obra seja instalada em terreno na entrada do estuário.
Ou seja, próximo ao atracadouro de balsas e do centro de convenções.
Assim, a obra será mais uma homenagem ao Rei e um novo atrativo turístico no maior porto da América do Sul.

Presidente da Praticagem do Estado de S. Paulo, Fabio Mello Fontes. Foto Felipy Brandão
Dragagem já
Reeleito para um novo mandato na Praticagem de São Paulo, o decano da profissão no País, Fábio Mello Fontes, defende a necessidade do Porto de Santos investir na dragagem não só no estuário e nos locais de atracação para receber cada vez mais mega navios, cuja frequência será maior.
Caso contrário, Santos deve perder cargas para outros portos.

Uma das maiores autoridades em DST/Aids, o médico Fábio Mesquita chegou a ser anunciado para o setor no Ministério da Saúde que, depois, recuou. Foto: Jornal Enfoque
Desconvidado
Um dos maiores especialistas em DST-Aids, o médico e ex-vereador em Santos, Fábio Mesquita, indicado para coordenar o recém-criado Departamento de IST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, foi desconvidado.
Ele atuou até agosto como representante da OMS em diversos países do Oriente.
O Ministério da Saúde se limitou a informar que os processos de nomeação são pautados pela escuta às instituições e movimentos sociais.
Apenas a lamentar.
Bombril
Aliás, o novo secretário de Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos do governo Rogério Santos, Júlio Eduardo dos Santos, será uma espécie de Alexandre Padilha do governo Lula e de Gilberto Kassab do governo Tarcísio de Freitas.
Assim, Júlio, apelidado de “Bombril” diante de tantos cargos ocupados nos governos Mansur, Barbosa e atual, terá a missão de fazer a ponte entre a Administração e os demais entes políticos.
Bandas
Presidente da Comissão de Bandas Carnavalescas na Câmara, o vereador Zequinha Teixeira lamenta a ideia da prefeitura em concentrar as atividades das bandas de Carnaval no Centro diante das dificuldades e exigências para colocar os blocos nas ruas em outras localidades da Cidade.
Assim, segundo ele, das 65 bandas, apenas 20 deverão promover suas festas diante de tantas responsabilidades aos promotores.

Presidente da Comissão das Bandas Carnavalescas na Câmara, vereador Zequinha Teixeira, não gostou da decisão da Secretaria de Cultura em concentrar as bandas em único local. Foto: Jornal Enfoque/Boqnews – Arquivo
Nova arena
Dessa forma, o Santos FC lançará oficialmente a sua nova arena, em parceria com a WTorre.
Portanto, trata-se da mesma empresa que construiu o estádio do Palmeiras, no dia 14 de abril, quando completa 111 anos.
Por sua vez, o presidente do clube, Andres Rueda, aposta que as obras iniciarão ainda no último trimestre deste ano.
Assim, a Prefeitura de Santos, porém, aguarda as últimas mudanças no projeto de engenharia para dar o aval definitivo ao empreendimento.
Quem Responde?
Se…
O Governo Federal aprovar a construção do túnel, o estadual aceitaria ratificar a edificação da ponte entre Santos -Guarujá?
Deixe um comentário