Giro Cultural | Boqnews

Opiniões

16 DE JANEIRO DE 2014

Giro Cultural

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Reconhecimento
Cláudio Vasquez, artista excepcional na técnica da gravura em metal, há mais de 20 anos, com importantes trabalhos em parceria com artistas, como Tomie Ohtake – de quem é o gravurista oficial  -, Ademir Martins, Alfredo Volpi, Antonio Peticov, Betty Bettiol, Florian Raiss, Gilberto Salvador e José Zaragoza foi escolhido pelo premiado artista Juarez Machado, que reside em Paris desde 1978 para a impressão do seu mais recente trabalho. Parabéns!

Exposição
Mai-Britt Wolthers, artista plástica, expõe na Pinacoteca Benedicto Calixto, a partir de 23 de janeiro. Belo trabalho de Níveo Mota à frente da Pinacoteca, que promete muita programação de qualidade em 2014!

Lançamento
Solange Alboreda 
(programadora de cinema do Sesc Santos), Waldemar 
Lopes, que mediou o bate-papo, e a cineasta Eliza Capai, durante na sessão do filme Encontros, Sonhos e Realizações dentro da Mostra Cine Brasil Cidadania, na última quinta-feira (16)

O que vem por aí…
Pague quanto pode
Quatro espetáculos – Dama da Noite, Negrinha, Projeto Bispo e o infanto-juvenil Rapunzellee – que mais se destacaram em 2013 – farão apresentações com ingressos no sistema Pague quando puder sempre de sexta a domingo. O projeto tem como objetivo difundir a produção teatral da região e oferecer a população e turistas ótimas opções de entretenimento cultural. Dama da Noite acontece na sexta (24), às 21 horas. Negrinha, nos sábados (18 e 25), às 22h30, Rapunzellee, no dia 25, às 17 horas. E nos dias 19 e 26, programação terá o Projeto Bispo.
Matrículas abertas
O Projeto Guri, programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura voltado para crianças e adolescentes, abre inscrições para matrículas de novos alunos, de 3 de fevereiro a 7 de março de 2014. Há vagas em mais de 300 polos do interior e litoral do Estado. Em Santos, à Rua Sete de Setembro, 34. Tel.: 3228-1818. De 2° a 6° feira, das 8h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00. Mais informações http://www.projetoguri.org.br/matriculas/
Umas & outras

2014, comemorar?
2014, um ano marcante. E não falo somente da Copa do Mundo. Teremos o triste aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964, que calou para sempre centenas de filhos, pais e mães mortos pelos militares que tomaram o poder. Um golpe que marcou o Brasil por cerca de 20 anos, com consequências terríveis. Uma data que deve ser rememorada e não comemorada, ou lembrada, como algo que nunca deve se repetir.
2014, comemorar?
Na Alemanha, até hoje, as escolas mostram as atrocidades da Segunda Guerra Mundial às crianças para que não haja volta, fazendo com que muitas gerações ainda sintam vergonha. No Brasil, o governo brasileiro tenta esclarecer este triste período. Exemplo disso é a apuração a respeito das mortes dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitchek, entre outras.
2014, comemorar II?
Assistir a família Sarney na televisão tentando explicar essa barbárie que assola o Maranhão causa repulsa. Sarney apoiou a ditadura. Hoje, ele está do outro lado. Há décadas, sua família transforma o Maranhão no pior estado do Brasil em todos os índices. 
2014, comemorar III?
Uma família que nunca fez nada de bom, a não ser para eles mesmos, e que se sustenta em cima da miséria, do clientelismo e do analfabetismo. Essa e algumas outras famílias são um grande exemplo de uma classe dominante cuja maior chaga social é o aprofundamento da desigualdade brasileira. Em ano de eleição, mais do que nunca, esses 50 anos atrás devem ser mostrados com verdade e coragem com todos os personagens nos seus devidos lugares. 2014, o ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.