Governar também para a Baixada Santista | Boqnews

Opiniões

10 DE SETEMBRO DE 2022

Governar também para a Baixada Santista

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Apesar de não suscitar o mesmo grau de interesse se comparada à disputa pela Presidência da República, a eleição para o Governo de São Paulo reveste-se de grande importância, especialmente para as cidades que integram a Baixada Santista, uma região extremamente estratégica para São Paulo que necessita de investimentos para reativar seu potencial econômico.

Invariavelmente preteridas em relação à Capital e aos municípios do interior na definição das prioridades dos investi mentos estaduais realizados ao longo das últimas décadas, as cidades do litoral paulista nunca receberam a merecida atenção, proporcional ao seu grau de representatividade para a economia, história e cultura de São Paulo.

Não só por abrigar o maior complexo portuário da América Latina e um dos mais importantes polos industriais do País, a região é destino de lazer para milhares de visitantes – a maioria paulistas -, que obriga os municípios locais a arcar com à manutenção e custeio de uma infraestrutura capaz de atender elevadas demandas sazonais.

Muito mais do que atender aos interesses das comunidades caiçaras, torna-se necessário proporcionar melhorias para os muitos visitantes habituados a usufruir das belezas e serviços públicos oferecidos no litoral.

Nesse sentido, ao futuro governador cabe manter aberto o diálogo com os prefeitos e representantes políticos da região na definição dos projetos prioritários de real interesse público, sem condicionar preferências partidárias, demonstrando assim inequívoco amadurecimento na prática das relações democráticas.

Por certo, os resultados futuros obtidos com a materialização de projetos há muito anunciados e nunca efetivados – especialmente nas áreas de mobilidade, geração de empregos e meio ambiente -, serão extremamente positivos, pois representam uma contribuição relevante para dotar as cidades da região com as condições ideais para assegurar qualidade de vida a seus habitantes, colocando em curso políticas sustentáveis de desenvolvimento social e econômico.

A liderança e capacidade empreendedora devem ser predicados imprescindíveis ao futuro governador, pois representam a certeza de que, com vontade política e união de esforços na busca de ações conjuntas, torna-se possível alcançar objetivos comuns voltados ao equacionamento dos problemas que há muito aguardam por soluções concretas.

Caberá, no entanto, às lideranças regionais a oferta de contrapartidas e o entendimento de que, seja quem for o eleito, haverá de se inaugurar uma nova etapa no trabalho de recuperação de uma região que em muito contribui para o fortalecimento do Estado.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.