Higiene solidária | Boqnews

Opiniões

21 DE SETEMBRO DE 2013

Higiene solidária

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A educação, a cortesia e a gentileza a serviço da higiene solidária para melhoria da qualidade de vida. O cuidado conosco, com as pessoas que nos cercam, com as coisas da nossa cidade e com nosso meio ambiente. Como podemos colaborar?

Amando as pessoas que nos cercam. Ajudando alguém nem conhecemos. Preocupando-nos com a saúde do meio ambiente, afinal, ele nos cerca o dia todo. Cumprimentando a faxineira do nosso prédio – se possível com um sorriso.

Abaixando-nos para pegar um vidro na areia da praia e colocando-o no lixo. Retirando uma casca de banana da calçada. Não jogando cigarro no chão. Não chegando atrasado em reuniões – as pessoas que marcaram conosco contam com nossa pontualidade. Dizendo obrigado várias vezes ao dia – dessa forma vamos encantar as pessoas e nosso dia vai ficar muito mais gostoso.

Nunca nos vestindo com nosso carrão – usando-o com respeito, sem agredir pedestres, motociclistas e ciclistas. Tomando cuidado em não passar numa poça d’água para não molhar uma pessoa na calçada quando desfilamos com nosso carrão. Não ficando nervoso e buzinando sem parar – as pessoas nos verão como um mal educado e nossa glândula adrenal vai liberar tanta adrenalina que nossa saúde será prejudicada. Sendo tolerante com idosos e com motoristas menos capacitados, porém não menos humanos e que não tem nossa prática, afinal, não é por isso que devemos achar que eles não merecem nosso respeito. Passeando com nosso cão sempre com coleira – há pessoas na rua que tem medo de animais. Recolhendo o cocô de nosso animalzinho de estimação, afinal a calçada é de todos.

Façamos para os outros o que gostaríamos que fizessem para nós. Não andando de bicicleta na calçada – você pode assustar ou machucar alguém. Nunca na contramão, nem de carro, nem de moto. Nunca furando uma fila – sendo gentil e até oferecendo seu lugar a uma pessoa mais necessitada. Auxiliando, sempre que a oportunidade surgir, um idoso ou um cego a atravessar uma rua.
 

Cumprimentando as pessoas ao entrar num elevador – este é um interessante desafio para melhorar nossa capacidade de relacionamento e dar um bom exemplo de educação.

Telefonando para um amigo sem motivo, somente para saber como ele vai.

Ao entrar num consultório médico, no cinema, no teatro, na igreja, no culto, em reuniões, por favor, desligue o celular.

Sempre respondendo a um sorriso com outro sorriso. Nunca fingindo que não vê aquela pessoa que você conhece – ela pode ficar ferida e isso não vai fazer nem bem para ela e muito menos para você. Não falando mal de ninguém – todos temos virtudes e defeitos. Ou você é perfeito?

Somos arquitetos de nosso meio ambiente interno e externo e assim precisamos estar atentos à construção de nosso cotidiano, caso contrário, estaremos comprometendo nossa qualidade de vida e das pessoas que nos cercam.

Agredimos a nós mesmos, às pessoas, aos amigos e ao meio ambiente. Olhamos somente para nosso umbigo e não temos uma visão mais abrangente. Não imaginamos como somos importantes para a nossa sociedade e vivemos egoisticamente a nos preocupar somente com as coisas que nos dizem respeito, sem saber que o que é do outro também nos diz respeito. Perdemos a capacidade de compartilhar, de amar.
Somos seres singulares e plurais a um só tempo. Nossa individualidade só poderá atingir sua melhor performance na pluralidade e esta necessita da imprescindível presença de nossos irmãos.

Desta forma, cada um fazendo o seu pouco, dividindo, vamos somar, e, na solidariedade, seremos mais.

Agora é Com Você! Transforme o Conhecimento em Comportamento!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.