Mais valor para o esporte | Boqnews

Opiniões

16 DE AGOSTO DE 2024

Mais valor para o esporte

Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Encerrada a Olimpíada de Paris, mais uma evidenciou-se a importância do esporte e todos os benefícios que esse segmento pode oferecer à sociedade.

Impulsionado pela amplitude midiática, cada vez mais sofisticada e acessível às populações, as práticas desportivas representam um fator preponderante para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das nações, quer como elemento de integração para as áreas de saúde e educação, quer como instrumento de estímulo para o fomento de atividades econômicas em diversos segmentos produtivos.

Nesse sentido, os melhores resultados obtidos em competições dessa natureza, invariavelmente, denotam da política de esportes adotada pelos países com maior IDH, podendo servir assim como balizador para a adoção de novos métodos de trabalho, que incluem a formação de atletas de ponta.

Apesar da euforia em torno das conquistas brasileiras na França, a evolução do Brasil no quadro de medalhas, ao longo de décadas, ainda é modesto e basicamente produzido por esforços pessoais e decorrente do aproveitamento de atletas vocacionados amparados por auxílios governamentais ou adotados por clubes e entidades esportivas localizadas em grandes centros.

Ao contrário das nações tradicionalmente vitoriosas nessas competições, que possuem um modelo de formação a partir de escolas estruturadas com profissionais e espaços adequados para oferecer diversas opções de práticas esportivas em seus currículos, o País ainda carece de uma efetiva política que dê oportunidades igualitárias e estimule a inserção dos jovens no desporto.

Ao invés de selecionar e reunir atletas em grandes centros, como é feito atualmente, é fundamental ampliar a base de praticantes e de competições regionais, espalhando pelo País pequenas iniciativas, promovendo assim um crescimento orgânico em diferentes partes território nacional.

Conhecer melhor a realidade das cidades se faz necessário para o direcionamento dos investimentos nesse setor, visando um melhor aproveitamento das estruturas disponíveis e à aquisição de novos equipamentos esportivos e multiuso.

O interesse pelo esporte também possibilita o surgimento de diversas cadeias econômicas ligadas à indústria de materiais, ao comércio varejista, ao turismo e ao marketing, propiciando a criação de inúmeros postos de trabalho e atividades empreendedoras.

Assim, mais do que nunca, faz-se necessário incluir definitivamente o esporte entre as prioridades governamentais, a partir de ações sustentáveis de médio e longo prazos, resultando em maior número de medalhas mas, principalmente, na melhoria da qualidade de vida da população.

 

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.