Chamou a atenção o forte aparato policial e da Guarda Municipal para acompanhar as votações do projeto de lei complementar a respeito da reforma previdenciária dos servidores. Volume acima da necessidade, a ponto de vereadores de oposição se sentirem incomodados com tal aparato.
Goleada
No fim, entre discussões mais acaloradas, o projeto passou por 15 votos a 5. Ausência apenas do edil Roberto de Jesus, que não compareceu nas duas votações. Emendas foram apresentadas pela oposição para serem discutidas e um projeto de emenda à Lei Orgânica será a próxima etapa a ser definida.
Animais na praia
Passada a barulheira da proposta, outra promete muita discussão. após ter obtido o aval da Comissão Permanente da Proteção e Bem-Estar Animal e Vida Animal e deverá ser pautada em breve. Trata-se da polêmica proposta de autorizar a entrada de animais na faixa de areia, que chegou a ser votada em primeira discussão e retirada em razão das críticas.
Gregos e troianos
A proposta prevê acréscimo de artigo no Código de Posturas. De autoria do presidente do Legislativo, Adilson Jr, a proposta terá a difícil missão de agradar a gregos e troianos. Ainda não há data para votação.
Litoral Plaza Santos
Independente da posição do conselho da Portuguesa Santista sobre seu futuro estádio, o grupo Peralta, que adquiriu as áreas federais da Portuguesa Santista e da Associação Atlética dos Portuários, já definiu o nome do shopping que será construído no local ,entre outros empreendimentos: Litoral Plaza Santos.
Agilidade
A proposta para a diretoria da AA dos Portuários deverá ser assinada em breve, enquanto a da Portuguesa, mais polêmica, aguarda definição por parte dos conselheiros, que levarão o tema à votação no dia 17. Independente do resultado, as obras já serão iniciadas nas próximas semanas nos quase 100 mil metros quadrados adquiridos em leilão – equivalente a quase 10 campos de futebol oficiais.
Orçamento
A proposta de orçamento municipal para o próximo ano prevê acréscimo de 13,9% na arrecadação, pouco acima da inflação que, infelizmente, caminha para dois dígitos. Além disso, prevê repasse de 6,79% nos salários dos servidores municipais.
No prejuízo
Como os valores atuais estão desatualizados – último reajuste foi em 2019 -, as mudanças aprovadas pelos vereadores com a reforma da previdência municipal vão ampliar ainda mais a perda salarial na hora dos servidores se aposentarem. Basta fazer as contas.
Incomodado
Desde 1988 no PSB, o vereador Benedito Furtado está incomodado com os rumos do seu partido, especialmente em São Paulo. Teme associar o partido a legendas com viés ideológico bem distinto, como o MDB, de Paulo Skaf, e o PSD, de Gilberto Kassab, partido onde deverá migrar o ex-governador Geraldo Alckmin. O trio caminha para estar unido em São Paulo em 2022.
Questionamento
Com base em matéria pelo Boqnews, o vereador Zequinha Teixeira questiona o serviço da empresa de transporte municipal. Aliás, no orçamento, mais R$ 9,6 milhões estão garantidos como subvenção em 2022, contrariando secretários.
Quem Responde?
Qual…
o pacote de maldades que os governantes apresentarão na semana?