Entre buracos e poeira
Os buracos e a poeira presentes na Rua José do Patrocínio, no Macuco, em razão de intervenções da Sabesp, dão a impressão é que as obras do futuro túnel Santos-Guarujá já iniciaram.
Afinal, a via se tornou símbolo – qualquer que seja o projeto apresentado – para o início da ligação entre as cidades.
Entre sonhos e incertezas
Após beijos e aplausos durante a definição da empresa vencedora Mota-Engil na B3, com direito à garantia do governador Tarcísio de Freitas – “eu só quero que vocês confiem em mim” – de que as famílias desapropriadas não ficarão desemparadas, reina, na prática, um mar de incertezas entre os moradores.
Valores reservados
A empresa vencedora definirá qual o traçado aos acessos será implantado – situação é mais complexa do lado de Santos.
O governo paulista vai reservar R$ 544,2 milhões para este fim – o valor da conta desapropriação deverá ser depositado até 5 de novembro.
O montante equivale às moradias desapropriadas de Santos e Guarujá.
Mas pode subir.
Empreendimento
Por sua vez, o governo paulista garante que instalará um mega empreendimento em área vizinha, de propriedade da CPTM, com 1.769 moradias, construídas pelo CDHU.
No local, funciona a empresa Eudmarco (foto acima – Nando Santos), que precisará deixar a área, mas preferiu não se manifestar ao Boqnews.

Maquete de futuro empreendimento no Macuco que atenderá também aos moradores que terão suas moradias desapropriadas em razão das obras do futuro túnel Santos-Guarujá. Foto: Divulgação/Gov. do Estado
Para quem será?
Porém, alguns pontos ainda provocam dúvidas aos moradores.
Com residências e comércios – todos horizontais – na maioria dos imóveis conta com mais de uma família residindo.
Assim, todos serão beneficiados ou apenas os que constam em documentos como proprietários?
Afinal, como fica o pagamento dos condomínios pelos moradores afetados?
Haverá alguma compensação aos inquilinos?
E os comerciantes, especialmente os locatários?

Moradores aguardam definições sobre futuro. Foto: Nando Santos
À espera
Aliás, apesar da promessa do governador de tomar café e comer bolo de fubá com os integrantes da Associação Comunitária do Macuco dias após o leilão, isso não ocorreu até o momento.
Sobre os buracos…
Por sua vez, em nota, a Sabesp informa que finalizou a renovação das redes de esgoto para melhoria dos serviços de coleta dos imóveis na rua José do Patrocínio, no Macuco, em Santos, e a recomposição do pavimento ocorreria na última sexta-feira (12).
Assim, a empresa pede desculpas pelos transtornos.
Lembrando Drummond
Adilson Bulo deixou a diretoria administrativa e financeira da Cohab e é o novo prefeito regional do Centro Histórico, cargo outrora ocupado por Bento da Silva Filho.
Este, por sua vez, é o novo prefeito regional da Zona Noroeste, cargo de Marcelo Ignácio, agora nomeado para a função de Bulo na Cohab.
Aliás, lembrando poema de Carlos Drummond de Andrade…
Com pipoca
Durante as homenagens à Nossa Senhora do Monte Serrat, o deputado Paulo Alexandre fez questão de oferecer pipoca doce ao vereador Allison Salles, um dos principais críticos da Administração Municipal.
“Você anda muito amargo”, brincou.
Sem pipoca
Por sua vez, os vereadores Benedito Furtado (PSB) e Rui de Rosis Jr (PL) já não comem mais pipocas juntos, após ataques verbais entre ambos na última sessão da Câmara.
Quem responde?
Quais os…
impactos da decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2026, especialmente entre os candidatos da Baixada Santista?
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
Deixe um comentário