O que sobrou da COP-27? | Boqnews

Ponto de vista

1 de fevereiro de 2023

O que sobrou da COP-27?

Clima, ESG, biodiversidade, tudo está conectado e representa oportunidades. Mais um encontro realizado pela ONU terminou no Egito, sem avanços reais.

Cobrou-se nele o cumprimento dos compromissos da COP-26, realizado em Glasgow no ano passado.

Há muito tempo responsabiliza-se a economia dos ricos, os grandes emissores dos gases venenosos causadores do efeito-estufa, pelos desastres que vitimam principalmente os mais vulneráveis.

Abordou-se o tema do financiamento dos países pobres, com dinheiro dos mais desenvolvidos, para se adaptarem às mudanças climáticas.

Elas têm ocorrido com intensidade e frequência cada vez maior: desaparecem ilhas, submersas pela elevação do nível do mar; deslizamentos de terras, causados por chuvas inclementes; inundações; secas tão áridas que geram combustão espontânea do que resta em cobertura vegetal.

Há muito a ser feito para mitigar situações drásticas. É óbvio que é urgente paralisar o desmatamento e reflorestar, cobrindo de verde as chagas abertas na natureza.

Mas é também necessário implementar projetos de economia circular, de logística reversa, de educação ambiental que fizesse da população uma parceira, não uma crescente e incessante produtora de resíduos, um dos fatores de intensificação da imundície que se espalha pelo planeta.

Ações de bio-saneamento são igualmente urgentes. Além de ajudar a saúde da criança, pode representar um lucro adveniente da venda de crédito de carbono.

Sabe-se que desenvolvimento econômico gera proteção de floresta. É preciso mais do que encontros.

Muitos eventos congregam expertos, como a reunião da biodiversidade realizada em Montreal no início de dezembro, mas o que tem resultado em concretização?

O Estado precisa ser chamado ao cumprimento de suas obrigações. Incumbe à sociedade civil pilotar estratégias, inovar em soluções que façam o governo adotar e executar políticas públicas.

Cada ator deve ter clareza de qual seria a melhor maneira de investir nessa cruzada salvífica.

Como se criar arranjo de conjugação de uso de capitais catalíticos e de fomento dessas iniciativas, de maneira a fazer com que todos façam alguma coisa?

O impacto da pobreza é uma externalidade que afeta a economia. Os empreendedores conscientes têm noção disso.

Questões climáticas e sociais têm de ser reportadas. Há uma transformação em andamento e veio para ficar. Somos parte da solução ou do problema?

José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente do Programa de Pós-graduação da UNINOVE e autor de “Ética Geral e Profissional”.

José Renato Nalini
José Renato Nalini
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.