O Retorno do Reino de Ni No Kuni | Boqnews

Opiniões

02 DE ABRIL DE 2018

O Retorno do Reino de Ni No Kuni

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste início de ano resolvi retornar às minhas “origens” no videogame. Cresci e amei os videogames jogando RPG e desde o primeiro dia de janeiro até hoje, já explorei aventuras com Persona 5, Xenoblade Chronicles 2, Pokémon Ultra Sun e, o mais recente, Ni no Kuni II: Revenant Kingdom. Este último, assunto de hoje, é uma das maiores homenagens a tudo que conhecemos do gênero e tem tudo para se tornar uma dos jogos mais memoráveis de 2018.h

Para quem jogou a versão anterior, de PlayStation 3 e para quem não jogou também, um aviso: a história do game do PS4 é totalmente independente do jogo antigo. Quem jogou verá referências, aproveitará mais e será um prato cheio, com certeza. Mas, se não, vale a pena investir tempo nesta nova roupagem que deram para a série. De qualquer modo, quiseram criar um jogo que qualquer pessoa pudesse aproveitar, independente de seus conhecimentos e capacidades.

O mapa é muito mais extenso que parece, garantindo dezenas de horas desvendando os segredos nele escondidos.

A história nos traz Evan, rei de Ding Dong Dell. Seu pai, o regente, morreu recentemente e ele teve de assumir o cargo. Ou fardo, considerando sua idade e inexperiência. É uma criança inocente e esperançosa, que apenas deseja proteger o legado de sua família. No “mundo real”, porém, temos Roland. Um experiente presidente e político, cercado de riquezas e segurança. Em uma de suas viagens, uma bomba é lançada e atinge a cidade a qual se dirigia e o veículo que estava é jogado longe e ele está muito ferido para se erguer…

Neste ponto que a história de ambos se cruza. Roland desperta mais jovem no palácio de Evan, durante o motim do conselheiro real que quer matar o novo rei. Apesar do impacto de não saber se pode confiar ou não em Roland, Evan aceita sua ajuda para livrar os dois do assassino e fogem do local. Logo ali, somos “reféns” de sacrifícios tomados, de choques de realidade e de como a vida pode nos bater, mesmo sendo inocentes ou não. Após conseguirem escapar, sentam olhando pro horizonte e tomam a decisão de começar do zero: um novo reino será criado.

O reino vai se desenvolvendo sob sua vigilância, quanto mais se dedicar e conhecer as forças de cada personagem, mais ele crescerá.

Aí começa a parte interessante da gameplay. Você já começa “rei”. Com toda burocracia, tomadas de decisões e caminho guiados pelo bem de seu povo. Falando em povo, não sente em seu trono ainda: você que tem de ir atrás da população para trabalharem juntos e construírem algo gigante. São vários personagens, inúmeros, por todos os lugares que pode imaginar, com habilidades e exércitos que podem auxiliar Evan e Roland em seus planos. Cabe a você trazê-los e guia-los através do seu caminho.

O modo “Kingdom Management” te permite indicar pessoas para cuidar de certas áreas de seu reino, desenvolver estes locais, garantir fundos para o crescimento do reinado e reunir itens que as pessoas fabricam ou encontram enquanto exploram a área ao redor. Outro modo de jogar é o “Skirmish Battle”, onde o game sai do RPG básico para um jogo de estratégia, onde você e seu exército tem de proteger suas terras e de seus aliados de invasões e ataques inimigos. Quanto mais soldados e generais você trouxer para seu reino, mais bem protegido e fácil será essa tarefa.

Não podemos nos esquecer que este jogo é um clássico RPG e o que citei acima é apenas um “A+” que ele oferece. Ele é desenvolvido pela Level 5 e pelo Studio Ghibli (conhecidos por A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, O Castelo Animado, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar entre outros). Seu design parece muito com os desenhos animados da produtora, enquanto o game permite que explore o mundo aberto, dungeons e enfrente todos os tipos de monstros que encontrar pelo caminho. Quanto mais experiência juntar, mais nível acrescentará e poderá derrotar criaturas ainda mais poderosas.

Monstros poderosos serão enfrentados no decorrer da história e de sidequests.

Os combates são em action, lembrando bastante jogos como Final Fantasy XV e Horizon Zero Dawn. Se você não tocar no controle, você perde. Falando em “perder”, nunca vi a Inteligência Artificial dos seus companheiros ser tão elevada antes. Eles usam itens, magias, defendem e vencem confrontos sem precisar de sua menor preocupação. Não seja negligente, continue lutando, mas é um dos pontos positivos que tenho de aclamar este game. Os personagens são auto-suficientes (finalmente!).

Além dos companheiros, também pode contar com o apoio dos Higgledy. No game para PlayStation 3 você possuía um game no maior estilo “Pokémon”, onde capturava os monstros e os evoluía. Neste, para PS4, você tem os Higgledy, qual te auxiliam durante o confronto atacando os inimigos junto contigo, curando, aumentando suas defesas e aguardando seu comando para o “especial” de cada. São centenas espalhados por todo o jogo e vale a procura em cada canto.

O jogo está cheio de mistérios e poderosos oponentes escondidos por todo o mapa. A sua aventura te levará até eles?

Acredito ser um dos games mais bonitos da atualidade que, junto a Persona 5, se tornaram excelentes surpresas neste ano. Não sabe jogar videogame e nem tem noção de como aproveitar? O jogo é simples, em sua camada mais rasa é fácil e completamente tranquilo de quaisquer dores de cabeça. Sabe jogar e quer desafio? Experimente se aventurar em portais que aumentam a dificuldade dos monstros com períodos curtos de tempo ou animais influenciados por energia das trevas com habilidades acima do rank. Ou quem sabe só quer aproveitar a aventura e se divertir? Sente-se na cadeira, pegue o controle e se una ao Evan e todos os personagens dessa rica história.

Os combates se desenrolam em ações de tempo real, então não durma no ponto e esteja pronto para atacar e se defender para vencer os desafios.

Como me encontrar na rede:

PlayStation: CorumbaDS
Xbox One: PlumpDIEGODS
Nintendo Switch: SW-3514-0697-9012
E-mail: [email protected]

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.