Papo com… Flávia Cintra | Boqnews

Opiniões

09 DE ABRIL DE 2010

Papo com… Flávia Cintra

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santista de coração, musa inspiradora de Luciana, personagem da novela da Globo, que fica tetraplégica após um acidente. Flávia é jornalista, ex-modelo e tem 37 anos e mãe de um casal de gêmeos. Diferentemente da condição financeira privilegiada da personagem, Flávia teve apenas a cobertura de um plano de saúde em um tratamento que requer gastos extras. É filha de professora, tem duas irmãs, um irmão e seu pai já é falecido. Batalhadora incansável, conta no seu dia-a-dia com uma assistente além de uma babá para as crianças.  Outro apoio importante é o da sua mãe que mora bem perto de sua casa. Passou por períodos muito difíceis, mas soube sempre extrair o melhor de tudo. Uma mulher bonita, simpaticíssima, valente, bem-sucedida profissionalmente, realizada como mulher e completa como mãe.


Sua vida em Santos
Morei no bairros do Embaré e na Ponta da Praia. Estudei nos colégios Santa Marcelina, Santa Inês e Escolástica Rosa,  frequentava a praia do Embaré e o Bar do Torto, lugares que até hoje sinto saudades.


Acidente
Foi um acidente de carro em 1991, aos 18 anos de idade, com meu namorado da época, no qual fiquei tetraplégica. Namoramos ainda um tempo, o que fez toda a diferença na minha recuperação. Somos amigos até hoje.


Recuperação
Nos primeiros seis meses trabalhei o movimento dos braços. Depois o grande desafio foi sentar na cadeira de rodas, (pois não tenho equilíbrio de tronco até hoje) e ficar na posição ereta era muito cansativo. Fiz esse trabalho na AACD, em São Paulo, por oito meses. O primeiro ano foi inteiramente dedicado a esse processo e à reeducação da bexiga, além da fisioterapia diária por dois anos.


Trajetória profissional
Nunca duvidei que pudesse trabalhar. Só não sabia por onde começar, mas as coisas foram acontecendo e a vida foi propondo alternativas. Conheci uma organização chamada Centro de Vida Independente  e, em 1994, fui participar de programas de formação de lideranças. Com 21 anos fundei uma ONG em Santos e..


Outros trabalhos
Atualmente trabalho na UniSant´Anna, em São Paulo, na coordenação da área de inclusão – o que me fez mudar para São Paulo, em 2003. Também dou consultorias, palestras e, desde o ano passado, consultoria à Globo para a personagem Luciana. Trabalho muito por viver única e exclusivamente do meu trabalho.


Vida afetiva x sexualidade
Tive alguns namorados e, com cada um deles, tive o cuidado de explicar sobre as especificidades do meu corpo, que acaba gerando uma situação de intimidade, cumplicidade e confiança, ótima para qualquer relação. Por outro lado, às vezes é difícil se expor em uma relação que é nova. Com cada parceiro aconteceu de um jeito. 


Casamento
Conheci meu ex-marido (estou separada desde agosto de 2009) em uma situação profissional. Nunca tinha me envolvido com ninguém do trabalho, mas nos apaixonamos. Vivemos uma história linda que resultou no nascimento do Mateus e da Mariana, que estão com dois anos e nove meses, e são a minha vida.


Gravidez
Fiquei grávida de gêmeos sem tratamento, sem inseminação artificial, de forma natural – um presente. Continuei trabalhando normalmente. Mesmo com riscos, é possível, e a novela vai abordar bem esse assunto.


Cuidar dos filhos
Tenho uma babá que me ajuda no cuidado com as crianças e também para me permitir sair para trabalhar. Busquei consultorias que eu pudesse fazer à distância, pois queria ficar em casa cuidando deles. Abri mão de oportunidades incríveis, convites tentadores de trabalhos apaixonantes, mas nada me parece mais importante que ter tempo para os meus filhos.


Um livro
Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques.


Um filme
O último que me emocionou foi 21 Gramas, do diretor Alejandro Gonzalez Inarritu, com Sean Penn.


Música
Your latest trick, do Dire Straits, e Lanterna dos Afogados, do Paralamas do Sucesso. 



Umas & Outras



GONZAGA
Durante  anos  foi  o  cartão postal da cidade,  hoje  caracterizado pela forte vocação turística,  vem se transformando em um bairro degradante, com calçadas abaixo da crítica, fachadas de lojas sem qualquer senso estético, camelôs, ruas sujas, prédios abandonados, moradores de rua, poluição sonora e outros inúmeros problemas.


GONZAGA II
E não adianta culpar  apenas  o poder público. Há cerca de 10 anos foi apresentada à Associação dos Lojistas, a proposta de um concurso entre arquitetos ou a contratação de um profissional para elaboração de projeto contemplando o mobiliário externo, sugestão de fachada às lojas, calçamento adequado, paisagismo, projetos decorativos de datas promocionais, entre outras benfeitorias.



GONZAGA III
Esse é um bom ponto  de  partida para o renascimento do bairro: a realização de  um  projeto executado e discutido por técnicos, por representantes do bairro, do comércio, da prefeitura e demais envolvidos, na preparação do qual deve ser pensada a forma de participação do poder público e da iniciativa privada. É triste constatar que uma década passou e o que aconteceu foram apenas interferências sem compromisso com  a preservação do bairro como um todo.


GONZAGA IV
Já passou  da hora dos  grandes lojistas, shoppings, bancos e demais interessados em seus negócios se unirem para a viabilização de  um projeto  que inicialmente  poderia envolver os arredores da Praça da Independência, irradiando-se posteriormente para todo o bairro do Gonzaga, fazendo parte de um planejamento mais amplo.  Vontade, projeto de qualidade, envolvimento da comunidade do Gonzaga e fontes de recursos são necessidades que podem ser atendidas por  meio de parceria público-privada, mas antes de qualquer coisa, precisamos de atitude para tal.


POSSE
A diretoria da Subsecção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil tomou posse neste sábado(10). Rodrigo Lyra é o presidente. Boa gestão!


 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.