Realidade distinta I
Enquanto o Brasil já regista, ainda que lentamente, a retomada do emprego, com 448.263 novas vagas (na comparação entre demissões e contratações), a Baixada Santista amarga números preocupantes.
Realidade distinta II
Somente neste ano, 2.734 oportunidades de trabalho foram encerradas na região. Se somarmos com os números desde 2015, quando a recessão iniciou, chegamos a incríveis 43.809 postos de trabalho fechados. Tudo isso na conta dos governos Dilma/Temer.
Números preocupantes
Neste período, Santos perdeu 18.508 postos e Cubatão, 11.057, seguido por São Vicente, com 5.499 vagas a menos. A única cidade da Baixada Santista que registrou superávit foi Peruíbe, no litoral sul. Mas de forma irrisória: apenas 14.
Procurando alternativas
A difícil situação se reflete no crescimento das MEIs – Micro Empreendedores Individuais. No mesmo período, os números regionais saltaram de 49.103 para 70.856 (até maio passado). Aumento de 44,3%. Santos, novamente, lidera em profissionais. Eram 9.281 em 2015. Agora, 16.240 (alta de 74,5%). Fica claro, portanto, que o desemprego está levando as pessoas a abrirem seus negócios ou migrarem para trabalhar em aplicativos nas ruas.
Jogo de xadrez I
As pesquisas eleitorais divulgadas na última semana podem ser analisados sob vários aspectos. Primeiro, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, consolidou sua liderança como representante da direita. Caso Lula não seja candidato – hoje, ele teria, segundo o Datafolha, quase 44% dos votos válidos – o desafio é saber qual dos nomes agradará o discurso mais à esquerda junto aos eleitores.

Foto: Divulgação
Jogo de xadrez II
Isso fica claro quando o nome de Lula não aparece nas pesquisas. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos ideologicamente à esquerda na comparação com Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos) ou Henrique Meirelles (MDB), por exemplo, são os que mais crescem, até dobrando a intenção de votos.
Não se pode ignorar…
E não se pode ignorar a potencialidade de crescimento da eventual candidatura de Fernando Had-dad, hoje vice de Lula, mas já moldado para substituí-lo na quase certa negativa de sua candidatura. Deve-se lembrar, ainda, que o PT terá o segundo maior tempo no horário eleitoral do rádio e TV, que começa na sexta (31).

Foto: Divulgação
Extremos opostos
Além disso, desde a retomada da democracia, os brasileiros votam em candidatos com campos ideológicos distintos, no velho estilo direita versus esquerda. E o PT sempre esteve na disputa, com vitórias e derrotas. E vice-versa.
Prós e contras I
O início das obras que preveem a reformulação da entrada de Santos a partir de segunda (27) será um marco para Cidade. Mas elas também trarão problemas aos munícipes durante a execução que, se der tudo certo, tem previsão de término só no final de 2021.
Prós e contras II
Há ampla preocupação a respeito da segurança aos motoristas, a medida que os congestionamentos serão inevitáveis. Um grupo de trabalho será criado para buscar soluções para evitar problemas com assaltos nas vias de acesso à obra, inclusive na chegada à Cidade.
Prestígio
Com a presença de diversas lideranças políticas, foi inaugurado, na última sexta-feira (24), o comitê de campanha à reeleição do deputado federal João Paulo Papa (PSDB), na Avenida Afonso Pena, 71.

Foto: Divulgação
Quem Responde?
Por qual…
razão o portal de Transparência da Assembleia Legislativa de SP não divulga os proventos dos deputados, como exige a Lei de Acesso à Informação? E o que acha o Ministério Público?
Frase
“A turbulência dos demagogos derruba os governos democráticos”
Aristóteles – Filósofo Grego
Deixe um comentário