A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.
A frase do escritor e poeta irlandês, Oscar Wilde, nunca foi tão original em tempos de coronavírus.
Realidade e ficção II
Afinal, não faltam séries e filmes que tratam da presença de vírus que alteram o cotidiano da humanidade, alguns com enfoque para filmes de terror e suspense, outros não, mas enfatizam – ainda que de forma ficcional – que tal situação pode ocorrer, como a vivenciada na atualidade, onde convivemos com uma pandemia mundial.

Realidade e ficção III
A título de curiosidade, a busca por informações sobre o novo vírus levou a um aumento expressivo no volume de downloads do filme Contágio, de 2011.
A obra mostra um vírus letal, altamente contagioso e transmitido pelo contato com pessoas infectadas ou com objetos que estas tenham tocado, se espalhando rapidamente pelo planeta, enquanto a comunidade científica tenta descobrir uma cura.
Afinal, onde está a ficção e a realidade?
Realidade e ficção IV
De progressão geométrica, o coronavírus já faz parte do cotidiano mundial – e brasileiro -, a ponto de interromper eventos esportivos, culturais, derrubar a economia internacional, paralisar atividades escolares, entre outras ações preventivas para evitar uma explosão de contágios, cuja letalidade geral é baixa, mas se concentra, em especial, em pessoas acima dos 50 anos, com risco ainda maior entre os idosos.
Triste realidade
A higiene pessoal e constante é uma das formas de se prevenir a proliferação do vírus.
No entanto, não devemos esquecer que muitos dos lares na periferia brasileira não dispõem nem de saneamento básico nem acesso à água.
Além disso, na hipótese de alguém ficar doente e permanecer em quarentena, como isolar uma pessoa que reside em apenas um ou dois cômodos com seus familiares?
Culpa de quem?

Não se sabe se houve ruído na comunicação ou erro de interpretação, mas foi estranho o filho do presidente Bolsonaro, Eduardo, ter declarado ao canal Fox News que seu pai tinha testado positivo para o coronavírus e depois o próprio presidente ter desmentido.
Como sempre, a culpa é da imprensa.
Inclusive americana que, no caso da Fox News, é apoiadora de Donald Trump, aliado do clã Bolsonaro.
PT na disputa
Diferente da eleição passada, quando apoiou Carina Vitral (PCdoB), o PT estará na disputa nas eleições municipais de outubro. O advogado e jornalista Douglas Martins foi escolhido como o pré-candidato da legenda.
Ele foi secretário-adjunto de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República durante o governo Lula.
Curiosidade

Um atento observador político anda encafifado.
Afinal, mesmo após o deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) anunciar sua pré-candidatura à prefeitura, uma pessoa próxima a ele continua nomeada na secretaria de Governo da Administração Municipal, que tem à frente o candidatíssimo secretário Rogério Santos.
Investindo na imagem
A Câmara de Santos renovou o contrato com agência de publicidade no valor de R$ 1 milhão para realizar campanhas publicitárias.
Sem interessados
Nenhuma empresa se mostrou interessada em fazer serviços de manutenção das cancelas instaladas na orla da praia, que custaram R$ 1 milhão.
Bandeiras vermelhas
Há seis semanas, todas as praias de Santos estão impróprias para banho, conforme boletins da Cetesb. É a única cidade de todo o litoral paulista que encontra-se nesta situação.
Quem Responde?
Será…
que, mesmos os organizadores cancelando os atos pró-governo neste domingo (15), eles serão realizados pelo País?
Frase
“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.”
Peter Drucker
consultor e professor austríaco


Deixe um comentário