Rindo da pandemia | Boqnews

Ponto de vista

coronavírus
Foto: Divulgação
24 de março de 2020

Rindo da pandemia

Pânico, medo, histeria, apreensão, gozação, ceticismo, máscaras e álcool gel somem das prateleiras. O coronavírus já faz estragos no Brasil. E aqui, diferentemente de muitos lugares do mundo, a coisa funciona de outra forma.

O Ministério da Saúde havia confirmado 621 casos do novo coronavírus no Brasil até sexta (20). E oito mortes confirmadas.

No Brasil, é praxe tripudiarem com situações emergenciais que envolvem saúde pública.

Quem não se lembra da SARS, MERS e do Ebola, doenças que não atingiram ou pouco atingiram a população brasileira, mas que matou muita gente nos países asiáticos, árabes e africanos.

Chacota

Mas em vez de aprendermos com esses países o que de fato eles fizeram para conter essas doenças infectocontagiosas, há muitas pessoas brincando, achando que isso é algo de menor importância, de menor impacto, fazendo gozação em cima de algo que está vitimando pessoas mundo afora e que chegou ao Brasil e não sabemos ainda que dimensão tomará.

Nos últimos 30 anos, os surtos de vírus aumentaram, e doenças que se espalham rapidamente — como o sarampo, rubéola e o coronavírus agora — se tornaram mais comuns.

Com muito mais gente no planeta, a população mundial hoje é de 7,7 bilhões de pessoas, estamos vivendo cada vez mais próximos uns dos outros.

E uma concentração maior de pessoas em espaços menores significa um risco maior de exposição às doenças.

Outra situação é com relação às fake news. Na internet, há uma série de notícias falsas, como lições de higiene pessoal fora dos padrões de saúde, soro imunológico ao coronavírus e até decreto do presidente Jair Bolsonaro de um feriado nacional de sete dias para “resguardar a saúde da população” em meio à pandemia.

Cuidados

O que a gente precisa ter agora é consciência e seguir as normas do Ministério da Saúde e das autoridades públicas visando evitar a propagação da doença, porque se isso se disseminar vai afetar a sua família, seus pais, seus avós, idosos cardíacos, pessoas com doenças respiratórias, enfim, aqueles que estão no grupo de risco mais suscetíveis ao coronavírus.

Um país como a China é capaz de construir um hospital com mil leitos em uma semana. Aqui no Brasil, seria algo inimaginável.

E, como sempre, no Brasil, sobra para os mais desfavorecidos: se a doença avançar não haverá leitos de hospitais suficientes para atender a todos.

Então fica a dica, respeitem os procedimentos de saúde (por sinal, muito bem divulgados), fiquem em casa conforme recomendação oficial e só saiam em casos de urgência, evitem aglomeração e lavem a mãos diariamente.

Com a colaboração de todos, venceremos essa doença e adquiriremos uma experiência para o resto da vida!

Da Redação
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.