Em meio à comemoração da queda de homicídios no Estado de São Paulo pela Secretaria de Segurança Pública, a Baixada Santista registrou nas últimas semanas 38 mortes em razão de confrontos, segundo a pasta, durante a Operação Verão, ex-Operação Escudo.
Homicídios
A taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes no estado entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024 foi de 5,66.
Na região, houve uma redução de 15,3% entre 2022 e 2023 (de 137 para 116 registros, acima da média paulista (6,42).
A Operação Escudo, iniciada em julho de 2023, durou 40 dias e teve 28 mortos na Baixada Santista.

Porém…
Porém, a despeito da ação policial, os números subiram na região no ano passado: furtos (+7,3%), roubos (+11,6%), roubos de veículos (+37,1%), furto de veículos (+19,4%) e estupros (15,4%).
Destaque para o roubo de cargas: 197,8%. Saltou de 184 em 2022 para 548 no ano passado.
Janeiro melhor
A secretaria estadual enfatiza que os números caíram no segundo semestre do ano passado na comparação com o primeiro e isso se reflete em 2024.
Exceção
No entanto, o mesmo não ocorre com a cidade de São Vicente. Apenas em janeiro último, o município registrou alta de furtos (+10,6%), roubos de veículos (+47%) e furto de veículos (+32%) na comparação com o mesmo mês no ano passado.
Escutando populares I
A Ouvidoria da Polícia, junto com as entidades que acompanham as operações policiais na Baixada, voltam à região neste domingo (3), para ouvir populares em Praia Grande, São Vicente e Cubatão.

Ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Silva, virá à região neste domingo. Foto: Reprodução Jornal Enfoque
Escutando populares II
Assim, estarão presentes Claudio Silva (foto) (ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo), Luzia Paula Moraes Cantal (da ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – MNDHC) e Paulo Vannuchi (Ex- ministro de Direitos Humanos e Membro da Comissão Internamericana de Direitos Humanos), entre outros representantes de entidades.
Equipes montadas I
Aliás, ainda que faltem sete meses para as eleições, as equipes de marketing de dois candidatos estão fechadas.
Daniel Braga, que esteve à frente das redes sociais do governador João Doria, eleito em 2018, estará na campanha da deputada federal Rosana Valle.
Equipes montadas II
Já o prefeito Rogério Santos terá como marqueteiro Pablo Nobel, que atenderá o Republicanos, partido do prefeito.
Nobel já comandou campanhas do PT e PSDB ao governo de São Paulo.
Além do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Neste ano, fará a campanha da deputada Tábata Amaral (PSB) à prefeitura paulistana
Dilema da esquerda
Dessa forma, com a provável candidatura de Telma de Souza à prefeitura, a Federação (PT, PV e PCdoB) procura nomes para fazer uma chapa forte e garantir cadeiras na Câmara.
Assim, atualmente o grupo tem dois vereadores: a própria Telma, uma exímia puxadora de votos (foi a mais votada em 2020, com 8.381 votos) e Francisco Nogueira, com 1.366.
Ampliando horizontes
O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, formado pela brasileira Comporte Participações S.A. e a chinesa CRRC Hong Kong, integra o grupo empresarial que cuida do VLT na Baixada Santista e do transporte metropolitano de ônibus na região e também o de Santos.

Modelos se espalham em pontos dos jardins da orla, ocupando área pública, mas sem qualquer autorização para esta finalidade. Foto: Nando Santos
Quem responde?
Quando …
a prefeitura de Santos copiará a atitude da prefeitura paulistana e começará a cobrar pelo uso do espaço público e das viagens feitas pelos usuários dos patinetes?
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
Deixe um comentário