Semana decisiva para os candidatos | Boqnews
Foto: Arte Mala

Opiniões

19 DE OUTUBRO DE 2024

Semana decisiva para os candidatos

Jairo Sergio de Abreu

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Semana decisiva

A uma semana das eleições, o clima na disputa eleitoral subirá, após justa pausa das atividades de campanha nesta sexta de ambos os candidatos em respeito ao falecimento do pai do prefeito Rogério Santos, sr. Américo.

Aliás, ação digna de aplausos, pois adversários não podem ser vistos como inimigos na política e o respeito deve sempre prevalecer.

Votos e diferença

Afinal, pesquisa Enfoque/Boqnews aponta uma vantagem do prefeito Rogério Santos, que venceu por 1.449 votos no primeiro turno e mantém a liderança agora, com diferença de 7,6 pontos percentuais.

Tomando como base os votos válidos do primeiro turno (234.485), este percentual representaria 17.800 votos a mais a favor do prefeito.

Mas há a margem de erro…

Mas como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos, é possível afirmar que a distância entre ambos pode chegar a meros 1,2 pontos percentuais, levando em consideração o pior índice de Santos e o melhor de Rosana.

Em votos, algo em torno de 2.800 os separariam hoje.

Fatores

Portanto, não dá para cravar o que ocorrerá nos próximos dias e alguns fatores podem corroborar a tendência de vitória do prefeito ou a virada na reta final da deputada.

Debates e horário eleitoral

Dois debates ocorrerão ainda. Na Santa Cecília TV, na quinta (24) e na TV Tribuna/Globo na sexta (25), quando também acaba o horário eleitoral gratuito.

Teremos revelações e surpresas?

Bolsonaro e Michelle

Outro fator é a vinda do casal Jair Bolsonaro e Michelle a Santos na próxima quarta-feira.

Resta saber se isso irá atrair votos dos indecisos ou provocar repulsa, especialmente entre eleitores que votaram em Telma de Souza.

Afinal, voto não tem nome, nem ideologia.

Na hora da urna, todos têm o mesmo peso e importância.

Posição de esquerda

Vale lembrar que os principais partidos de esquerda, como PT e PSOL, disseram que serão oposição tanto aos governos Rogério ou Rosana, mas, em especial, pregam o voto contra o risco ‘do bolsonarismo’ e da ‘extrema-direita’ chegar ao poder em Santos.

O PSOL foi ainda mais incisivo contra a parlamentar bolsonarista.

O PDT, por sua vez, anunciou apoio a Rogério Santos.

Sob sol ou chuva

Outro fator que pode pesar é o tempo. Afinal, chuva pode atrapalhar o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção ou as que residem em locais mais vulneráveis.

Sol e calor podem estimular os que preferem curtir a praia e optam em pagar a multa eleitoral – cujo valor é inferior a uma lata de cerveja, dependendo da marca, em um supermercado.

Peso das zonas

Também deve ser levado em consideração o peso proporcional dos votos pelas zonas eleitorais.

A despeito da ZE 118ª ser a segunda maior zona em termos de eleitores, na prática foi a que teve a menor abstenção no primeiro turno.

Se fosse mantida a proporção, foram 602 eleitores a mais que nas ZEs 272ª e 273ª, com 629 a menos.

Ingratidão

Reeleito com 3.614 votos, Fábio Duarte (PL) demonstra decepção com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação à deputada Rosana Valle.

“Vejo um pouco de ingratidão dele com a candidata do Bolsonaro”, disparou durante o Jornal Enfoque. Freitas disse que não entraria ‘em bola dividida’ em Santos.

Confira o programa

 

Quem responde?

Com…

o anúncio do leilão do STS-10 no próximo ano pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, quem vai garantir a manutenção do cais público e os empregos dos avulsos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.