Tapa na cara da sociedade I | Boqnews

Opiniões

14 DE JULHO DE 2017

Tapa na cara da sociedade I

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Como esperado, o Governo fez as trocas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e obteve a maioria para rejeitar a proposta apresentada pela Procuradoria Geral da República que indicava a admissibilidade de corrupção passiva do presidente Michel Temer apresentada pelo relator, deputado Sérgio Zveiter (PMDB).

Tapa na cara da sociedade II
Agora, caberá à oposição obter os 342 votos necessários para derrubar o parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), favorável a Temer. Por isso, é importante os eleitores acompanharem a posição dos parlamentares nesta votação, prevista para 2 de agosto.

Tapa na cara da sociedade III
Entre os deputados paulistas da CCJ que votaram favoráveis a Temer, cuja denúncia da PGR foi motivada pela delação do empresário Joesley Batista (JBS), estão: Antonio Bulhões (PRB), Beto Mansur (PRB), Evandro Gussi (PV), Fausto Pinato (PP), Milton Monti (PR), Nelson Marquezelli (PTB) e Paulo Maluf (PP).

Posição distinta
Enquanto uns apoiam, outros decidem o oposto. O deputado federal João Paulo Papa (PSDB) diz que votará a favor da admissibilidade da denúncia contra Temer. “Há uma denúncia formal contra o presidente da República e os brasileiros esperam a adequada apuração. Cabe à Câmara dar prosseguimento ou não à apuração dos fatos. Meu voto será pela admissibilidade da denúncia”, explicou o parlamentar.

Ligeirinho
Treze dias. Este foi o tempo que demorou entre a reunião do Condesb, realizada em Praia Grande, no último dia 29, e o encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Agendada pelo deputado João Paulo Papa, a reunião resultou na promessa por parte do Ministério em liberar R$ 120 milhões adicionais/ano para a rede de saúde pública da Baixada Santista.

Unidos pela região
Agora, restam os deputados estaduais acertarem o encontro com o secretário de Saúde do Estado, David Uip, para obter mais recursos. O encontro realizado em Brasília na última quarta (12) reuniu todos os deputados federais e estaduais da região, secretários de saúde e prefeitos, capitaneados pelo de Praia Grande, Alberto Mourão, também presidente do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista.

Outra versão
Em razão da nota divulgada na semana passada sobre as críticas que o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, fez à Secretaria de Saúde santista em relação ao CROSS (central estadual de regulação de vagas), o secretário Fábio Ferraz rebateu afirmando que Santos utiliza a central para solicitar e ceder vagas a outras cidades. “Prova disso são as 219 moradoras de Cubatão que deram à luz nos Estivadores, quase 25% do total realizado pela unidade”. Já para a regulação das vagas nas unidades SUS sob gestão municipal, a pasta adotou desde 2014 o Sisreg – Sistema Nacional de Regulação, do Ministério da Saúde.

Racionalizar
Presidente da Beneficência Portugesa, o também vereador Ademir Pestana (PSDB) defende a necessidade de racionalizar as especialidades existentes para concentrar serviços em determinados hospitais da região, otimizando custos para ampliar os investimentos e atendimentos ao público usuário do SUS.

Racionalizar II
Os municípios deverão definir prioridades e encaminhá-las ao Ministério da Saúde para a liberação dos R$ 120 milhões adicionais/ano. Espera-se que haja consenso entre as cidades, pois a demora nas cirurgias eletivas já passou do tolerável. Um jovem paciente – afastado pelo INSS -, por exemplo, aguarda há dois anos para ser operado de uma fratura nos dedos da mão.

Quem responde?

Será…
que a oposição conseguirá os 342 votos necessários para reverter a derrota na CCJ no processo contra o presidente Michel Temer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.