Turismo Acessível | Boqnews
Divulgação/ Mtur

Opiniões

12 DE SETEMBRO DE 2016

Turismo Acessível

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país cerca de 45 milhões de brasileiros portadores de alguma deficiência. Diante deste cenário, o setor turístico pensa em investir cada vez mais nesta parcela da população para que a diversidade seja tratada como regra e não como exceção.

Para tanto, o Ministério do Turismo pretende promover em caráter de igualdade social o Turismo Acessível. O governo trabalha para que a maioria das barreiras físicas e sociais sejam eliminadas. Algumas cidades brasileiras, como Maceió, estão à frente neste quesito. Já contam com hotéis adaptados, com quartos e banheiros construídos para pessoas com mobilidade reduzida, restaurantes com cardápios em braile e transporte para cadeirantes.

O município de Socorro, no interior paulista, possui, inclusive, uma estância hidromineral adaptada para cadeirantes. No Rio, existem elevadores-plataforma, que garantem acesso às bilheterias e à área de embarque no Pão de Açúcar. Em São Paulo, os museus encontram-se preparados para receber este perfil de visitantes. O Masp, a Pinacoteca do Estado e os museus do Futebol e da Língua Portuguesa têm catálogos em braile e audioguias.

Inclusive, o Palácio das Convenções do Anhembi, recebeu o Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade. A certificação é concedida a qualquer edificação que garanta condições de acessibilidade.

A reforma, que estava sendo realizada desde 2003, inclui plataformas elevatórias, que dão acesso a todos os setores da casa, rampas, piso tátil, corrimãos e banheiros adaptados, além de sinalizações visual e em braile, assentos voltados para pessoas com mobilidade reduzida e espaço reservado para pessoas com cadeiras de rodas e acompanhantes.

Turismo Acessível II

No Turismo de Aventura, a acessibilidade está cada vez mais presente para que ninguém fique de fora. Na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foram elaboradas trilhas para deficientes visuais. Cordões e sinalização tátil no Espaço Turístico Chapada Aventura foram colocados. Em Brotas, no interior de São Paulo, os visitantes podem participar das modalidades rafting, arvorismo e tirolesa, assistidos por monitores treinados para conduzir os turistas.

Já o MTur produziu um Manual de Recepção e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência a Empreendimentos e Equipamentos Turísticos, publicado pela Embratur em 2001, em www.acessibilidade.org.br/manual_acessibilidade.pdf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.