Que a Copa do Mundo da FIFA, como principal evento do gênero esportivo mundial, irá alavancar o turismo no país, ninguém tem dúvida. Afinal de 2010 até este ano, serão injetados R$142 bilhões na economia brasileira, de acordo com pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas. Por tabela, quem ganha com essa avalanche de investimentos é o Turismo de Negócios. De acordo com dados do SantosConvention&Visitors Bureau, só na região é esperado um crescimento de cerca de 25% a 30% no setor de eventos, que já registra em média 150 deles ao ano, incluindo os culturais e esportivos, gerando renda e negócios para Santos e a Baixada Santista como um todo.
Interatividade
E por falar em Copa, a Embratur não perde tempo, e acaba de lançar mais uma maneira de atrair os visitantes estrangeiros para o Brasil, por meio da criação do SunnyDays Brasil. A ferramenta turística trabalha associando a ideia de que quanto mais dias de sol, mais felicidade e bem-estar, a pessoa terá no destino a ser visitado, a partir da sua localização. Tarefa nada difícil para um país como o nosso, onde o astro-rei está entre os principais cartões postais brasileiros. O serviço funciona da seguinte forma: basta acessar o seguinte endereço eletrônico:
www.sunnydaysbrasil.com e já na homepage, você irá encontrar a pergunta: How many happy days did you have in 2013? Ou seja, Quantos dias felizes você teve em 2013? Então, no box abaixo da questão, digita-se o nome da cidade, e o serviço irá calcular quantos dias de sol o município escolhido teve naquele período. Os santistas por exemplo, tiveram em 2013, praticamente a metade do ano (54%) ensolarado, com exatos 198 dias de muito sol e calor. O objetivo do aplicativo, que ainda convida o turista, a visitar o Brasil, em 2014, para desfrutar de mais dias de sol por aqui, é divulgar o diferencial do verão brasileiro. A página é ligada ao site www.visitbrasil.com, que funciona como uma plataforma turística de promoção do país.
Aumento
O ano é novo – a notícia é velha, mas atual. Isso porque, quem for viajar ao exterior deve ficar atento na hora de pagar a conta! É que desde o último dia 28 de dezembro de 2013, começou a valer o aumento da alíquota do IOF – o Imposto sobre Operações Financeiras, que subiu de 0,38% para 6,38% para compras com cheques de viagem, os chamados travelers cheques, saques em moeda estrangeira no exterior, e também para carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira. Antes, esse valor incidia apenas nas compras efetuadas com cartões de crédito internacionais. Portanto, se você pretende economizar, o negócio, pelo jeito, é voltar à moda antiga, e levar dinheiro em espécie no bolso, na moeda do país em que for viajar, deixando todas as outras formas de pagamento em segundo plano.
Deixe um comentário