Voto pela integração regional | Boqnews

Opiniões

27 DE SETEMBRO DE 2024

Voto pela integração regional

Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O período reservado às campanhas eleitorais do primeiro turno das eleições ingressa em sua última semana, para que no próximo domingo (6) os eleitores decidam pela escolha dos candidatos e candidatas que estarão à frente dos executivos municipais e os que, na próxima legislatura, ocuparão cadeiras na Câmara de Vereadores.

Os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista há muito sentem os efeitos do do crescimento urbano desordenado, que impactaram na mobilidade, no meio ambiente e nas atividades da indústria e do comércio.

Se por um lado as riquezas produzidas ao longo dos anos pelo incremento da economia regional serviu como importante instrumento para geração de oportunidades de trabalho e de mais recursos para realização de novos investimentos, por outro geraram consequências que ameaçam a qualidade de vida da população.

Por isso, muitos desafios estão reservados aos candidatos eleitos, especialmente pela necessidade de promover ações visando ampliar a oferta de serviços essenciais e, sobretudo, buscar soluções para atenuar os impactos já sentidos gerados pela expansão imobiliária e pela ampliação das atividades portuárias, especialmente em relação à mobilidade.

Da mesma forma, as cidades também enfrentam outro grande desafio: criar e manter um novo ciclo de prosperidade para atender de forma eficiente e universal as crescentes demandas da população, que não reconhece fronteiras entre os municípios da Baixada Santista quando necessitam de serviços públicos nas áreas da saúde, transporte, segurança e educação.

A região que abriga o maior porto do hemisfério sul e possui natural vocação turística não pode renunciar seu protagonismo e a ambição de superar obstáculos em busca de melhorias para seus habitantes, com exemplos contínuos de que a boa vontade de seus cidadãos e a união de esforços dos poderes públicos são vigorosos instrumentos a serviço de um bem maior e, sobretudo, ajudam a construir uma sociedade cada vez mais justa.

Dessa forma, aos eleitos caberá a importante missão de intensificar a integração entre os municípios da Baixada Santista, um processo necessário e urgente, para que favoreçam a execução de projetos comuns de interesse coletivo.

Aos eleitores, por sua vez, cabe a responsabilidade de escolher seus representantes com base em uma análise criteriosa, avaliando currículo profissional, histórico de vida pública e comunitária e, principalmente, a real capacidade dos pleiteantes para exercer os cargos que pretendem ocupar. Mais que uma missão a ser cumprida, o voto responsável representa um legado de valor inestimável para o futuro regional.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.