29 DE NOVEMBRO DE 2013
Anúncio de novo técnico do Peixe deverá ser feito no dia 8 de dezembro
Após anunciar a não renovação do contrato com o técnico Claudinei Oliveira na última semana, o presidente em exercício do Santos FC, Odílio Rodrigues, embaralhou um complexo leque de cartas. Para a temporada 2014, a meta da diretoria é trazer um técnico de peso. Ainda no início da efetivação do Claudinei, outrora na base do […]
Após anunciar a não renovação do contrato com o técnico Claudinei Oliveira na última semana, o presidente em exercício do Santos FC, Odílio Rodrigues, embaralhou um complexo leque de cartas. Para a temporada 2014, a meta da diretoria é trazer um técnico de peso.
Ainda no início da efetivação do Claudinei, outrora na base do Peixe, dois técnicos de renome internacional estavam nos planos da diretoria: Gerardo Martino (atualmente no comando do Barcelona, onde atua Neymar) e o não tão menos importante Marcelo Bielsa que até demonstrou interesse em atuar no alvinegro, mas não poderia assumir o time na ocasião alegando problemas pessoais.
Das cartas disponíveis no leque de opções de Odílio Rodrigues e da diretoria santista, sobraram três técnicos, em alta em seus atuais clubes. O mais cotado – também podendo ser chamado de “Ás” da prioridade do time da Vila – é Ney Franco, atualmente no Vitória, da Bahia. O time está na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro e soma 55 pontos.
Mas 2013 não foi um ano somente recheado de alegrias para o técnico do Leão da Barra: teve uma saída conturbada do São Paulo no início de junho, quando o tricolor perdeu para o Corinthians na final da Recopa, além de somar polêmicas críticas em relação ao goleiro e capitão do time, Rogério Ceni. Mas o interesse dos santistas em Ney Franco não se refere somente na atuação dele no Vitória: vale lembrar que ele também construiu um bom legado como técnico da Seleção Brasileira Sub-20, entre os anos de 2010, 2011 (neste período, conquistando um Mundial da FIFA) e 2012.
O segundo técnico mais cotado para assumir o Santos é Oswaldo de Oliveira, que comanda o Botafogo, time sensação do primeiro semestre de 2013, mas ainda na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem. O alvinegro carioca soma 58 pontos, na 5ª posição do Campeonato Brasileiro.
O terceiro treinador – que corre por fora – é o atual comandante do vice-campeão da Copa do Brasil, o Atlético-PR: Vágner Mancini. Por sua vez, o Santos encara o Furacão neste domingo, às 19 horas.
Disponíveis
Ainda que não cogitados, outros técnicos estão sendo cobiçados pelos principais clubes da elite do futebol brasileiro. Entre eles, Tite (com sua saída anunciada do Corinthians após três anos de conquistas pelo clube, incluindo a inédita Libertadores e o Mundial Interclubes) e Abel Braga (dispensado pelo Fluminense).