Argentina bate Suíça e se classifica | Boqnews
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
1 de julho de 2014

Argentina bate Suíça e se classifica

Foi duríssimo para a Alemanha. Foi muito sofrido para o Brasil. A Holanda quase morreu. Por que seria fácil para a Argentina?

A Suíça levou os argentinos ao limite do desespero até que, aos 14 min do segundo tempo da prorrogação, os dois únicos jogadores em campo que poderiam resolver, resolveram. A genialidade de Lionel Messi criou a jogada que Di María, o melhor da partida, marcou o 1 a 0 que colocou a seleção para as quartas de final do Mundial.

Até os suíços, não dados a arroubos de emoção, desabaram em campo às lágrimas após o apito final.

A Argentina passou 117 minutos tentando encontrar um jeito de entrar na área da Suíça. No primeiro tempo, Messi, sempre bem marcado, não conseguiu. Faltava muita imaginação ao meio-campo da equipe de Alejandro Sabella.

Lavezzi começou na direita, depois mudou para a esquerda. Fez de tudo para puxar a marcação, mas o máximo que conseguiu foi fazer o árbitro dar cartão amarelo para o meia Xhaka.

Fernando Gago encontrou sérios problemas para municiar os atacantes e desapareceu da partida a partir dos 20 min. Estava mais preocupado em reclamar com o árbitro.

A Suíça tinha um plano claro de jogo. Lançamentos pelas costas da zaga para explorar a velocidade de Shaqiri. Poderia ter dado muito certo antes do intervalo. A seleção de Ottmar Hitzfeld, fiel ao seu plano de jogo, criou as duas melhores oportunidades.

Xhaka finalizou sozinho na área aos 26 min e Romero salvou com os pés. Aos 38, Drmic saiu sozinho, de frente para o gol. Tentou encobrir o goleiro argentino, que defendeu facilmente.

Os sul-americanos dominaram totalmente o segundo tempo por um motivo principal: Messi começou a achar espaço para jogar. Até nisso é parecido com a seleção brasileira. Do mesmo modo que a equipe de Felipão só cria alguma coisa quando o camisa 10 pega na bola, vale o mesmo para os argentinos.

Messi criou espaços, finalizou e poderia ter decidido o jogo no tempo normal. Mas nem isso apaga o fato de que o meio-campo da Argentina é carente de criatividade. Fernando Gago mostrou contra a Suíça exatamente que nos jogos anteriores do Mundial: nada.

Três vezes o goleiro Benaglio apareceu com defesas importantes para impedir que sua seleção ficasse em desvantagem.

Na prorrogação, a Argentina parecia cansada. A Suíça, sem força ofensiva. Apenas alguns lançamentos em profundidade sem grande enfeito. Só Di María tinha fôlego. Possesso, corria de um lado para o outro, sem parar. Como que esperando pela recompensa.

Esta veio na jogada individual de Messi a três minutos do fim e o chute colocado, rasteiro e preciso do meia-atacante. A massa argentina no Itaquerão explodiu.

Era o fim? Não. Dzemaili cabeceou uma bola na trave quando o goleiro suíço estava no ataque tentando cabecear. Os suíços ainda tiveram uma falta na meia-lua para cobrar.

Messi e Di María comemoraram com um abraço quando a partida terminou. Com sofrimento, muito sofrimento, a Argentina está nas quartas.

ARGENTINA
Romero; Zabaleta, Garay, Fernández e Rojo (Basanta); Mascherano, Gago (Biglia) e Di María; Lavezzi (Palacio), Messi e Higuaín. T.: Alejandro Sabella

SUÍÇA
Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Schäre e Rodríguez; Behrami, Inler, Xhaka (Fernandes), Mehmedi (Dzemaili) e Shaqiri; Drmic (Seferovic). T.: Ottmar Hitzfeld

Estádio: Itaquerão, em São Paulo
Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)
Gol: Di María, aos 11 min do 2º tempo da prorrogação

Alex Sabino/Eduardo Ohata/Diego Iwata/Rafael Valente, Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.