Na próxima terça-feira (24), será realizado o I Painel de apresentação à imprensa do projeto: Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959. O trabalho tem como objetivo requerer à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que os vencedores da Taça Brasil (1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata – Robertão – 1967 a 1970) sejam declarados campeões brasileiros.
O dossiê conta com o apoio de Santos, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Palmeiras, clubes que conquistaram essas competições. O evento acontecerá no Salão Nobre do Palmeiras (Rua Turiassu, nº 1.840), em São Paulo, às 11h30.
São aguardados para o evento representantes dos seis clubes que buscam a equidade das conquistas da Taça Brasil e do Robertão, bem como ex-jogadores dessas equipes que foram campeões desses campeonatos. O jornalista Joelmir Betting será o mestre de cerimônias do painel. O também jornalista Odir Cunha, que realizou o dossiê, estará presente. Representando a CBF, já foi confirmada a presença do vice-presidente da entidade, José Maria Marin.
O supervisor do Escritório Regional de São Paulo do Alvinegro Praiano, José Carlos Peres, ressalta que o evento será restrito à mídia. “O painel tem como objetivo mostrar para a imprensa todo o trabalho de pesquisa que foi feito para a realização do projeto e, também, elucidar como eram a Taça Brasil e o Robertão. Por isso, preparamos um resumo do dossiê, que será entregue aos jornalistas presentes”.
Peres ainda comenta que o ex-presidente da FIFA e atual presidente de honra da entidade, João Havelange, apoia o pedido de equidade dos títulos da Taça Brasil e do Robertão. “O João Havelange, que promoveu esses campeonatos, nos enviou uma carta apoiando o projeto. O dossiê será entregue à CBF, em conjunto, pelos seis clubes, mediante à assinatura dos presidentes das seis agremiações. A data da entrega ainda será definida”.
O presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, está satisfeito com o trabalho realizado. “O Odir Cunha é um jornalista de muita experiência e competência, tendo realizado um levantamento histórico muito rico da Taça Brasil e do Robertão”.
Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959
O trabalho de pesquisa e levantamento de informações ano a ano da Taça Brasil (1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata – Robertão – 1967 a 1970), promovido pelo Santos FC, foi realizado pelo jornalista Odir Cunha.
O dossiê, com mais de 200 páginas, está dividido em duas partes. A primeira traz os fatos, entrevistas, fotos, documentos e argumentos que comprovam que os vencedores da Taça Brasil e do Robertão eram tidos como os campeões brasileiros de 1959 a 1970. Na segunda parte, está apresentado um levantamento detalhado sobre as duas competições.
O jornalista Odir Cunha explica mais sobre o conteúdo do dossiê. “Trazemos uma entrevista de João Havelange, à época recém-eleito presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), ao jornalista Ney Bianchi, comprovando que a Taça Brasil foi criada para ser o Campeonato Nacional de Clubes, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Seleções. Além disso, mostramos que toda a imprensa dava ao vencedor da Taça Brasil o título de campeão brasileiro”.
Cunha aponta ainda mais argumentos descritos no trabalho. “Em países como Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, todos os campeões nacionais são reconhecidos, mesmo os dos primórdios do esporte. Além do que, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi o Campeonato Nacional mais bem-sucedido da história e lembramos que o período de 1958 a 1970 representou a Era de Ouro do futebol brasileiro, na qual três Copas do Mundo foram ganhas com todos os jogadores em atividade no país”.
Veja a lista dos campeões:
Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – SantosC
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo
Torneio Roberto Gomes Pedrosa
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense