Campeonato Paulista começa com caras novas e formato pouco atraente | Boqnews

Esportes

18 DE JANEIRO DE 2013

Siga-nos no Google Notícias!

Campeonato Paulista começa com caras novas e formato pouco atraente

Ele é sempre criticado por torcedores, jogadores e dirigentes. Seja de forma direta ou velada, todos torcem o nariz ao falar dele. Uns acham maçante, grande demais; outros, desnecessário. Mesmo assim, todo mundo fica atento, quer saber informações. E, na hora da disputa, ninguém quer perder. Esse é o Campeonato Paulista de Futebol, que começa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Ele é sempre criticado por torcedores, jogadores e dirigentes. Seja de forma direta ou velada, todos torcem o nariz ao falar dele. Uns acham maçante, grande demais; outros, desnecessário. Mesmo assim, todo mundo fica atento, quer saber informações. E, na hora da disputa, ninguém quer perder. Esse é o Campeonato Paulista de Futebol, que começa neste final de semana. Seu formato não é dos melhores, mas sempre desperta em jogadores e torcedores um sentimento de rivalidade regional. Um paradoxo digno da famosa música da banda de forró Calcinha Preta: Você não vale nada mas eu gosto de você.
O torneio terá o mesmo formato das últimas duas edições: 20 clubes na primeira fase, todos jogam contra todos e os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final. Daí, o primeiro pega o oitavo e assim sucessivamente, em jogo único, com os quatro melhores tendo apenas a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, pênaltis. Somente a final é disputada em duas partidas. As datas marcadas para a decisão do Paulista são 12 e 19 de maio.
E como é de praxe, os clubes chamados grandes são os favoritos para levar a taça.  O SantosFC, atual tricampeão, busca o tetracampeonato,  feito conquistado apenas pelo já extinto Clube Paulistano nos longínquos anos de 1916 e 1919. Ainda é o único dos times da elite a não disputar a Libertadores, mais um motivo para focar totalmente na competição. Para alcançar o título, o Peixe foi ao mercado e se reforçou: ao todo, até o momento, foram oito contratações, com destaque para o argentino Montillo.  A estreia é neste final de semana, diante do campeão da Série A2 em 2012, o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio. 
O Corinthians, atual campeão Mundial de Clubes da Fifa, começa o Paulistão com uma equipe reserva, já que os titulares ganharam férias até o último dia 15 por conta da competição disputada em dezembro. A equipe de Parque São Jorge investiu  na contratação de três jogadores: o meia Renato Augusto, o zagueiro Gil e o atacante Alexandre Pato – este com a contratação mais cara da história de um clube brasileiro: R$ 40 milhões. Assim, o time de Tite espera conseguir conciliar a competição continental e o estadual para conquistar o torneio.
Já o São Paulo FC também não deve dar muita atenção ao Campeonato Paulista nas primeiras rodadas. Como disputa a pré-Libertadores diante do Bolívar no final de janeiro (na quarta (23) joga na Capital, e dia 30, em La Paz), deve focar totalmente no torneio internacional para obter a vaga para a fase de grupos. Assim, o Tricolor, que caiu nas semifinais das últimas três edições do Paulistão – ambas diante do SantosFC –  não demonstra muita animação com o Estadual, apesar de ser, entre os grandes, o time que há mais tempo não ganha o estadual. Para este ano o Tricolor tem como destaques no elenco o meia Paulo Henrique Ganso e o centroavante Luis Fabiano.
O Palmeiras vive momentos tensos. Após o rebaixamento no ano passado, há muita indecisão sobre o futuro político do clube, já que as eleições para a sucessão de Arnaldo Tirone estão marcadas para segunda (21). O clube contratou apenas o goleiro Fernando Prass e o lateral Ayrton, dispensou quase 20 atletas e ainda tem a Libertadores pela frente, com estreia em fevereiro. A equipe conquistou o torneio pela última vez em 2008. A Portuguesa, outro clube da Capital, se manteve na primeira divisão do Brasileirão, mas disputará a segunda divisão no Paulista.      

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.