Ao Santos, a triplice coroa ainda é possível, mas o Peixe não possui mais margem para erro. Com 13 pontos de distância para o líder Fluminense (51 a 38), uma 7ª posição e ainda acreditando na conquista do Campeonato Brasileiro – que culminaria na triplice coroa nacional -, o Peixe faz neste sábado (2), às 16 horas, o clássico paulista da 27ª rodada da competição, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.
O jogo também é decisivo para o Verdão. Com os mesmos 38 pontos do Santos e a 8ª posição, o Palmeiras ainda sonha em chegar à Libertadores. Com a redução do G-4 para G-3, após determinação da Conmebol, uma vitória pode levar a equipe do Palesta Itália a ficar seis pontos atrás do terceiro colocado e último da lista de corte para a competição continental – o Cruzeiro, que hoje soma 47 pontos.
Ambos os times vêm em momentos opostos. O Alvinegro Praiano, por exemplo, após perder o clássico para o Corinthians, na Vila Belmiro, atropelou o Cruzeiro no último final de semana por 4 a 1. Quando se esperava que o time iria reagir, veio a derrota por 3 a 1 para o Vasco, na terça-feira (28). Por sua vez, a equipe comandada por Luís Felipe Scolari vem de três vitórias consecutivas (Grêmio Prudente, Flamengo, Internacional).
Para o jogo, o técnico interino Marcelo Martelotte deve repetir o time que goleou os mineiros no sábado passado (25), com as voltas de Léo na lateral esquerda e Zé Eduardo ao ataque, ao lado de Marcel e Neymar. Pelo meio, Roberto Brum e Arouca seguem na volância, com Marquinhos fazendo a ligação com o setor de frente. O treinador seguirá sem Bruno Aguiar, Rodriguinho, Madson e Keirrison, vetados pelo departamento médico.
Para o volante Arouca, o Santos deve ser o time a impor o jogo, por ser o mandante, mas não espera um Palmeiras reucado. “Nossa responsabilidade é maior por jogar em casa, mas é um clássico e os dois times têm a pressão para vencer. Acredito que o Palmeiras venha para cima e nós também vamos buscar atacar. Por isso, espero que seja um jogo aberto, bom de assistir”, disse.
No Verdão, o desfalque mais marcante será o volante Tinga, que sofreu entorse no joelho e ficará fora por duas semanas. O atacante Ewerthon, com lesão no joelho, e o goleiro Marcos, com dores no joelho esquerdo, também são ausência certa. Dos que estarão em campo, destaque para o meia Marcos Assunção, ex-jogador do próprio Peixe, que tem se notabilizado por gols decisivos de falta no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X PALMEIRAS
Local: Vila Belmiro, Santos
Data: Sábado (02/10)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum, Arouca e Marquinhos; Zé Eduardo (Pará), Marcel e Neymar
Técnico: Marcelo Martelotte (interino)
PALMEIRAS: Deola; Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Rivaldo e Valdívia; Kleber.
Técnico: Luís Felipe Scolari