Desafio no mar santista | Boqnews

Esportes

23 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Desafio no mar santista

Neste sábado (24), as águas das praias santistas serão movimentadas por atletas de todo o mundo, na disputa da 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos, torneio conhecido como Troféu Renata Agondi. A prova abre as disputas deste ano no FINA Marathon Swimming World Cup, a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, e tem as largadas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste sábado (24), as águas das praias santistas serão movimentadas por atletas de todo o mundo, na disputa da 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos, torneio conhecido como Troféu Renata Agondi.



A prova abre as disputas deste ano no FINA Marathon Swimming World Cup, a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, e tem as largadas previstas para as 10h10 (masculino) e 10h20 (feminino), na praia do Canal 6 (Avenida Coronel Joaquim Montenegro).

A prova, cuja organização é da Universidade Santa Cecília (Unisanta), tem 10 quilômetros de extensão, é parte das comemorações dos 463 anos de Santos, e contará com alguns dos principais nomes da maratona aquática brasileira e mundial. A baiana Ana Marcela Cunha, atleta da Unisanta, de apenas 16 anos, mas que já tem no currículo títulos internacionais em piscinas e no mar, além de um quinto lugar obtido nos Jogos Olímpicos de Pequim (China), no ano passado, e do terceiro lugar no ranking mundial da modalidade, é uma das principais esperanças.

As expectativas são grandes também acerca da paulistana — mas residente em Santos, tal como Ana Marcela, Poliana Okimoto, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, vice-campeã mundial de cinco e 10 quilômetros na etapa de Nápoles (Itália) do Mundial e terceira do mundo em 2007. Já entre os homens, o nome de destaque é o do baiano Allan do Carmo, que no Pan de 2007, conquistou a medalha de bronze, à ocasião com apenas 17 anos.

Dentre os atletas de destaque internacional que estarão presentes, estão a alemã Ângela Maurer, que ficou com o quarto lugar na disputa da Maratona Aquática dos Jogos Olímpicos de Pequim (China), no ano passado e que é a atual campeã do mundo; os italianos Valério Cleri, atual detentor do título mundial entre os homens, Luca Ferreti e Rachele Bruni, campeões europeus em competições de cinco quilômetros, e Martina Grimaldi, vice-européia nos 10 quilômetros. O búlgaro Petar Stoychev, sete vezes vencedor do Grand Prix da modalidade; os ingleses David Davies (prata em Pequim) e Cassandra Patten (bronze em Pequim) e Daniel Fog, vice-campeão europeu em provas de 10 quilômetros, também concorrem.

Vale lembrar também que a competição deste sábado classifica os dois melhores do masculino e as duas do feminino para a seleção brasileira que disputará o Mundial de Esportes Aquáticos, de 17 de julho a 2 de agosto, em Roma, na Itália.

Campeonato Paulista
De maneira simultânea à travessia internacional, ocorre o Campeonato Paulista de Águas Abertas, ainda como parte do evento, com disputas de um, dois e quatro quilômetros. A primeira largada está prevista para as 8h30 (dois km). Às 8h50, começam as disputas de quatro km. Por fim, às 10h20, será a vez da prova de um km. Segundo a organização, a expectativa é a de que os vencedores da competição mundial cheguem às 12h10, para que a premiação ocorra às 13 horas.

Renata Agondi
O nome da prova tem sua razão de ser. Trata-se de uma homenagem à Renata Câmara Agondi, nadadora brasileira de destaque nos anos 80. Em 1986, participou pela primeira vez da Travessia Capri-Napoli, considerada uma das mais importantes competições de mar aberto do mundo. A brasileira ficou em terceiro lugar entre as mulheres e na sexta posição na geral, sendo ainda a vice-campeã profissional, atrás da holandesa Monique Wildchut.

Carioca, a nadadora se iniciou no esporte aos 8 anos, no Fluminense. Chegou a parar de praticar a modalidade por dois anos (80 a 82), mas retomou suas atividades no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Também nadou pelo Clube Internacional de Regatas e pela Associação Santa Cecília de Esportes, todos de Santos.

Em 23 de agosto de 1988, durante seu principal desafio: atravessar o Canal da Mancha, Renata Agondi acabou sofrendo com hipotermia, devido às águas geladas e a um erro de rota, que dificultaram sua recuperação, o que ocasionou seu falecimento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.