Nesta quarta-feira (12), o Corinthians recebe o Barcelona de Guayaquil pelo jogo de volta da terceira fase preliminar da Copa Libertadores.
A partida ocorre às 21h30, na Neo Química Arena.
O primeiro jogo foi 3 a 0 para a equipe equatoriana no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Últimos jogos
O Timão venceu por 2 a 1, o seu último jogo contra o Santos FC pela semifinal do Campeonato Paulista.
Já o Barcelona (EQU) perdeu para o Independiente Del Valle por 4 a 0 pelo Campeonato Equatoriano.
Preparação
O Corinthians encerrou a preparação para a partida na tarde da última terça-feira (11), no CT Dr. Joaquim Grava.
Após uma ativação na academia e o aquecimento no gramado, o elenco realizou um trabalho tático de enfrentamento comandado pelo treinador Ramón Díaz.
Além disso, cobranças de pênaltis e jogadas de bola parada também foram trabalhadas.
Fantasma da pré-Libertadores
Aliás, para afastar o “fantasma” da eliminação na pré-Libertadores, o Time do Povo precisa de uma virada histórica na noite desta quarta-feira.
Para reverter o resultado, o Corinthians necessita vencer o jogo por 3 a 0 para levar a decisão da classificação aos penâltis ou vencer o jogo em tempo normal por um gol de diferença no placar agregado (4 a 0, por exemplo).
Para ter noção, nesta fase, o Corinthians jogou três vezes, vencendo uma e se classificando para a fase de grupos e perdendo duas vezes.
Nas oportunidades em que o clube alvinegro saiu derrotado, uma foi para o Tolima em 2011. O primeiro jogo no Pacaembu foi um empate em 0 a 0. Contudo, no jogo de volta, o time da Colômbia eliminou o Corinthians após vencer por 2 a 0.
Já na eliminação em 2020 para o Guaraní, do Paraguai, o Timão perdeu o primeiro duelo por 1 a 0 e venceu em casa por 2 a 1, mas pelo critério de gol qualificado, foi eliminado da competição.
Contudo, em 2015, a equipe paulista se classificou derrotando o Once Caldas, da Colômbia. A partida de ida na Neo Química Arena teve o placar de 4 a 0 para o Corinthians, já no jogo de volta, fora de casa, a partida foi 1 a 1.
Escalações
A novidade para o time do Corinthians é que Romero pode entrar no lugar de Garro, visto como uma dúvida para o Timão por conta de questões físicas.
Portanto, o Timão deve ir a campo com: Hugo Souza (GOL), Matheuzinho (LD), Félix Torres (ZAG), Gustavo Henrique (ZAG) e Matheus Bidu (LE), Raniele (VOL), José Martínez (MC), André Carrillo (MC) e Ángel Romero ou Garro (MEI), Memphis Depay (ATA) e Yuri Alberto (ATA).
Vale mencionar que por conta de uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita, Igor Coronado é desfalque, assim como o argentino Fabrizio Angileri, pois não está inscrito na Libertadores.
Já do lado do Barcelona (EQU), seguem desfalques para a partida desta quarta: Jesús Trindade, Cristian Solano, João Rojas e Byron Castillo estão lesionados.
Além do defensor Álex Rangel que viajou para o Brasil, porém por questões físicas, não deve jogar.
Assim, a provável escalação para o time equatoriano é: Contreras (GOL), Carabalí (LD), Arreaga (ZAG), Vallecilla (ZAG) e Vargas (LE), Arroyo (VOL), Leonai Souza (VOL) e Oyola (MEI), Valiente (PD), Rivero (ATA) e Corozo (PE).
Transmissão
A transmissão do jogo será da TV Globo, ESPN e Disney+ (streaming).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.