Festa das brasileiras no 3º Troféu Renata Agondi | Boqnews

Esportes

27 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Festa das brasileiras no 3º Troféu Renata Agondi

Deu festa brasileira na 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Troféu Renata Agondi, a primeira etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação (FINA 10 KM Marathon Swimming World Cup 2009), neste sábado (dia 24). A olímpica Ana Marcela Cunha, da equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi a vencedora do feminino, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Deu festa brasileira na 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Troféu Renata Agondi, a primeira etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação (FINA 10 KM Marathon Swimming World Cup 2009), neste sábado (dia 24). A olímpica Ana Marcela Cunha, da equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi a vencedora do feminino, fazendo dobradinha com a também brasileira Poliana Okimoto, outra estrela da Olimpíada e também da Cidade.


A vitória empolgou o grande público presente à Praia da Aparecida, em Santos, que também viu os italianos dominarem a disputa masculina, com as três primeiras colocações. Simone Ercoli foi o vencedor, seguido por Luca Ferreti e o campeão da Copa do Mundo e vencedor da prova santista em 2008, Valério Cleri. O baiano Allan do Carmo, também representante olímpico, foi o melhor brasileiro, chegando em quarto lugar, “colado” no italiano.


Com o resultado, Ana Marcela, Poliana, Allan e também o gaúcho Marcelo Romanelli, sétimo no masculino, garantiram vaga na prova de 10 km do Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, na Itália, em julho. Pela vitória, a brasileira e o italiano faturam U$$ 2,5 mil, enquanto que os vices levaram US$ 2 mil e os terceiros, US$ 1,5 mil.


Junto à disputa internacional, que reuniu grandes nomes, como os medalhistas olímpicos, os ingleses David Davies (prata) e Cassandra Patten (bronze), e os campeões do Circuito Mundial, Valério Cleri e a alemã Angela Maurer, o evento contou com a etapa inicial do Paulista de Águas Abertas, com a participação de mais de mil atletas.


O evento, que faz parte das comemorações do aniversário de 463 anos de Santos e está no calendário oficial do Estado de São Paulo, foi considerado um grande sucesso. Depois de uma semana de chuva e até mesmo frio, o sol abriu, o mar “acalmou” e um grande público prestigiou a competição. “Tudo colaborou e tivemos um evento muito bom”, agradeceu Igor de Souza, diretor-técnico da prova e um dos oito nadadores do Mundo a completar a travessia do Canal da Mancha ida e volta, em todos os tempos.


Na prova principal, de 10 km, a mesma distância da Olimpíada, as disputas foram acirradas. No feminino, Ana Marcela foi crescendo de produção a cada uma das três voltas para, na reta final, abrir um sprint emocionante, sem dar chances de reação às rivais.


Ela completou o percurso em 2h09min49s, nove segundos à frente de Poliana. A alemã Nadine Pastor foi a terceira, com 2h10min00s, um segundo a frente da italiana Martina Grimaldi, seguida de sua compatriota Giorgia Consiglio, com 2h10min03s, e da alemã Angela Maurer (campeã em 2007 e terceira em 2008), com 2h10min04s.


Entre os homens, os italianos fizeram um bom trabalho de equipe, sempre estiveram entre os primeiros e colocaram quatro atletas entre os seis primeiros, sendo as três primeiras posições. O francês Bertrand Venturi chegou a estar na liderança, mas na terceira e última volta, Ercoli assumiu a ponta e após a última bóia imprimiu um ritmo forte, sem ser alcançado pelos compatriotas que vinham logo atrás.


Ele bateu a mão na chegada em 2h05min44s, cinco segundos na frente de Luca Ferreti, e 10 de Valério Cleri. Allan do Carmo chegou logo depois, com 2h05min57s, seguido do mexicano Luis Escobar, com 2h05min59s, e outro italiano (comprovando a supremacia da equipe), com 2h06min05s.


Estratégia


A dona da primeira vitória brasileira não continha a felicidade. Com apenas 16 anos de idade, Ana Marcela, baiana radicada em Santos, já é uma realidade. Foi a quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Beijing e terminou 2008 na excelente terceira posição do ranking da Copa do Mundo. Sorridente, ela destacou que a estratégia traçada pelo técnico Márcio Latuf foi perfeita.








Ana Marcela foi a primeira brasileira a vencer no evento

Ana Marcela foi a primeira brasileira a vencer no evento (foto: Ivan Storti)


“Na primeira volta, fui bem tranquila, bem alongado, para não desgastar, fiquei em sexto, sétimo. Na segunda volta, fui para terceiro, quarto lugar e na última, eu subi um pouco mais, e fui à frente com a Kristel (Kobrich, do Chile) e a Angela (Maurer). Na última bóia eu apertei e fui embora”, contou a atleta da equipe Unisanta.


Determinada, ela disse que acreditava na vitória. “A gente sempre pensa em vencer. É óbvio. A gente lança um objetivo, uma preparação e consegue cumprir parte a parte, mas nunca é certo de que vai conseguir. Precisa estar com a cabeça tranquila, apesar das porradas que acontecem. Eu fiquei bem tranquila e determinada”, afirmou a atleta, destacando a emoção da vitória em casa.


“Antes de chegar, faltando uns 10 metros, vi que não perderia mais, e fiquei arrepiada. Pensei: fiz tanto para isso e está acontecendo. Quando cheguei na areia, todos estavam festejando, foi muito legal. Agora o Márcio (Latuf) vai para Roma comigo e será muito bom. O Márcio é como se fosse da família, me ajuda muito e ficarei mais segura”, comentou.


Mas antes do Mundial, Ana terá uma participação especial, nas piscinas. “Também vou treinar para o Maria Lenk, que é o Brasileiro, nas provas de 200, 400 e 800 metros e estou na dúvida da quarta disputa, entre 200 medley e 1.500 livre. Mas o grande objetivo é buscar medalha em Roma”, contou.


Poliana, prata no Pan Rio e sétima em Beijing, ficou satisfeita com o resultado e, sobretudo com a vaga para o Mundial. “Minha meta era mesmo me garantir em Roma. A prova foi difícil, com o mar agitado. Nadei super bem e consegui a vaga para o Mundial, era isso o que eu esperava”, afirmou. “Até metade da prova não esperava esse resultado”, complementou a atleta de 25 anos.


Surpresa


Sexto colocado na prova santista em 2008, apenas cinco segundos atrás do vencedor, Simone Ercoli confessou que não esperava a vitória e o resultado foi surpresa. “Na última volta eu me senti bem e fiquei na frente”, informou o atleta, negando o jogo de equipe. “Todos fomos bem, venceu quem estava melhor”, destacou o atleta de 29 anos, que mora em Florência e tem no currículo o vice mundial de 2002, no Egito, nos 10 km e dois terceiros nos mundiais de 5 km em Montreal (Canadá), em 2005, e Nápoles (Itália), no ano seguinte.


O baiano Allan do Carmo festejou muito o resultado. Na reta final ele estava em décimo lugar e conseguiu ultrapassar vários rivais, chegando muito próximo de Cleri. “Foi muito difícil e 98% dos atletas nadaram sempre juntos. A quarta posição numa etapa do Mundial é importante, ainda mais pelo nível da competição, tendo medalhista olímpico, campeão da Copa do Mundo”, afirmou o atleta de Salvador.


“Na reta final, quando olhei, os três italianos já tinham disparado. Eu ainda consegui recuperar um pouco, tentei forçar para pegar o terceiro, fiz o meu melhor, mas não consegui”, falou. “Mas o terceiro era o Cleri, campeão mundial e quarto na olimpíada”, argumentou o atleta, top 5 da Copa do Mundo de 2008, bronze no Pan Rio e 14º em Beijing.


Campeonato Paulista


Realizado em paralelo à prova mundial, o Paulista de Águas Abertas teve a sua etapa inicial. Na prova de 4 km, Israel Murat (Unisanta/Semes) levou no masculino, com 31min01s, e Isabelle França Longo (Unisanta), no feminino, com 33min56s. Nos 2 km, os mais rápidos foram Diogo Fassina Dias (Mesc/São Bernardo), com 20min44s, e Miriam Borsi Franchini (Academia Aquaplay/Pref. Sorocaba), com 23min12s. Na disputa de 1 km, as melhores marcas ficaram com Cauê Paciornik (Unisanta), com 7min29s, e Marcela Pereira Zamariolli (Unisanta), com 8min58s.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.