
03 DE DEZEMBRO DE 2012
Festival de pólo aquático acontece nesta quinta-feira (6) no Centro Esportivo M. Nascimento
Nesta quinta-feira (6), às 13h30, o Projeto Pólo Aquático – O esporte como ferramenta de inclusão social” realizará o primeiro Festival da modalidade, no Centro Esportivo e Recreativo Manoel Nascimento Júnior, em Santos. O projeto atende cerca de 170 crianças entre 10 e 15 anos, que terão a oportunidade de mostrar tudo que aprenderam desde o […]
Nesta quinta-feira (6), às 13h30, o Projeto Pólo Aquático – O esporte como ferramenta de inclusão social” realizará o primeiro Festival da modalidade, no Centro Esportivo e Recreativo Manoel Nascimento Júnior, em Santos.
O projeto atende cerca de 170 crianças entre 10 e 15 anos, que terão a oportunidade de mostrar tudo que aprenderam desde o início das aulas. Realizado nas piscinas do Centro Esportivo e Recreativo Manoel Nascimento Júnior e do Complexo Esportivo Rebouças, desde maio deste ano, o projeto é fruto de uma parceira entre a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) com a Prefeitura de Santos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
“Nós já tivemos uma experiência com o Pólo Aquático há mais ou menos 10 anos, fruto de uma parceira entre o Inter e o McDonald`s e mais recentemente no Caruara, num projeto financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e adolescente (FMDCA). Nesses dois momentos tivemos resultados expressivos de transformação social”, explica o presidente da ACMD, Eduardo Vianna Júnior.
Depois de uma massiva divulgação entre as escolas da Zona Noroeste e na Ponta da Praia, os adolescentes interessados se apresentaram nas piscinas, após um teste dentro d`água permanecem no projeto para aprender os fundamentos básicos do esporte ou são encaminhados para as aulas de natação da prefeitura.
“Nosso objetivo não é só formar futuros atletas, mas também o de passar valores morais, éticos e de vivência em grupo, que são fundamentos transversais que o esporte proporciona”, conta o coordenador técnico do projeto, Léo Pasquali, o Léo do vôlei, um dos mitos do esporte santista, que fez parte da geração de prata do voleibol brasileiro.
O técnico do projeto, Dedi Basaglia, que também é técnico da equipe de pólo aquático do Internacional está atento aos novos talentos e até o momento já escolheu oito atletas para treinar com ele no clube. “Alguns adolescentes já demonstram prédisposição para o pólo e isso já é a porta de entrada para que ele treine e possa disputar alguns campeonatos. O próximo passo é ele se federar a Confederação Brasileira de Desportos Aquático, CBDA, e se tornar um jogador de pólo profissional e quem sabe levar o esporte a uma inédita vaga nos Jogos Olímpicos”, projeta.
O projeto tem como patrocinadores a Codesp, Sabesp, Mcdonald`s, Martin Brower, Mesquita Locações e FSB Foods. Campeonato Paulista Infanto-juvenil Masculino 2012 Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro aconteceu em Bauru, o Campeonato Paulista Infanto-juvenil Masculino 2012 de Pólo Aquático.
