No último domingo (17), a página oficial do jornal Lance! publicou um vídeo onde mostrava um torcedor do São Paulo praticando xenofobia contra o treinador do Palmeiras Abel Ferreira.
Em busca de cliques, o post do veículo de comunicação incitava os torcedores do São Paulo a dar uma resposta ao técnico do Palmeiras, Abel Ferreira.
Contudo, logo depois o vídeo foi excluído da página.
Durante coletiva no último sábado (17) após classificação do Palmeiras contra a Ponte Preta no Campeonato Paulista, Abel comentou (sem citar nomes) sobre as ofensas que recebeu do diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, após o empate de 1 a 1 entre São Paulo e Palmeiras no Morumbis, pelo Campeonato Paulista.
Na última terça-feira (12), o diretor se desculpou em vídeo publicado nas redes sociais.
“Eu gostaria de abrir minha coletiva de imprensa, com um assunto da atualidade, que é global, e dizer que repudio todo e qualquer ato de descriminação, seja ele de gênero, cor de pele, nacionalidade ou qualquer tipo de violência. E dizer que isso vai muito além da esfera do futebol… Essa é a mensagem que queria deixar e sobre esse assunto, publicamente, não falo mais”.

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Desse modo, a Federação Paulista de Futebol emitiu uma nota, informando que manifesta total repúdio às manifestações agressivas e xenofóbicas direcionadas ao técnico Abel Ferreira, em publicação despropositada veiculada neste domingo (17) na página oficial do Lance!.
Assim como, o vídeo é uma afronta ao movimento que a FPF e os clubes lançaram no último final de semana, “- Ódio + Futebol”, que combate exatamente o discurso de ódio no futebol. A FPF tomará as medidas cabíveis para cobrar que a produção e divulgação de um conteúdo como este seja coibida de forma ostensiva.
Por sua vez, o Lance! também se pronunciou nas redes sociais:
Confira a nota oficial do Palmeiras
Tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis contra a empresa “Lance!”, que publicou neste domingo, em suas redes sociais oficiais, um vídeo com ofensas, inclusive de cunho xenófobo, contra o técnico Abel Ferreira.
É inaceitável que um veículo de imprensa busque audiência de forma inescrupulosa, prestando-se ao lamentável papel de fomentar intolerância e ódio no futebol e na sociedade.
Não aceitamos qualquer tipo de preconceito e, por esse motivo, exerceremos o direito de não mais credenciar o “Lance!” para eventos relacionados ao clube, por tempo indeterminado.
Cobraremos também o apoio dos órgãos públicos, das entidades que representam a classe jornalística e da Federação Paulista de Futebol (que acaba de lançar uma campanha contra o ódio no futebol) para que providências sejam tomadas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.