A judoca peso pesado Maria Suellen Altheman (Telefônica/Iharabrás), da Associação de Judô Rogério Sampaio, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de Praga, no domingo (27), na República Tcheca.
“Como havia dito antes do embarque, acho que a experiência que adquiri na temporada passada me ajudou bastante. Meu objetivo maior era voltar para o Brasil com mais pontos no ranking e, felizmente, consegui. Estou muito feliz pela medalha, subir no pódio é sempre uma grande emoção. Mas o mais importante foi ter dado mais um passo rumo ao meu sonho olímpico”, declarou a judoca santista.
No caminho do bronze, Maria Suelen superou Zabina Abdrassulova, do Cazaquistão, por ippon (golpe vitorioso do Judô, quando o atleta derruba o oponente com as costas no chão), na primeira luta. Em seguida, derrotou a espanhola Alicia Alonso e a mexicana Vanessa Zambotti, também por ippon. Na semifinal, Suelen foi derrotada, por wazari (pontuação), pela chinesa Qian Qin, garantindo presença no pódio ao vencer a ucraniana Maryna Prokofyeva.
No próximo final de semana, Suelen estará em Ação na Copa Pan-Americana e no Campeonato Sul-Americano, em Guayaquil, no Equador. A leve Andressa Fernandes e a meio-médio Mariana Santos Silva, que treinam com ela na AJ Rogério Sampaio/Telefônica, também defenderão o Brasil nessas disputas.