As judocas Mariana Silva (-63kg) e Maria Suelen Altheman (+78 kg), da Associação de Judô Rogério Sampaio, de Santos, vão ignorar o feriado e a folia dos próximos dias para brigar por pontos no ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô (FIJ) no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, nestes sábado (18) e domingo (19).
O ranking foi criado em 2009 e será o principal critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Estarão classificados para os Jogos os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria. No Grand Prix de Dusseldorf, a medalha de ouro vale 200 pontos para a lista, enquanto a prata vale 120 e bronze 80.
Ouro no Grand Prix de Amsterdã no ano passado, a peso pesado Maria Suelen Altheman está bastante confiante na conquista do pódio, na Alemanha. “A briga não vai ser fácil, já que essa é uma das últimas chances de pontuar no ranking. Estou bem preparada e focada na conquista de uma medalha”, diz a judoca, 10ª colocada no ranking atual.
Ainda na luta para garantir sua presença em Londres, Mariana Silva, que ocupa o 19º lugar no ranking, aposta as fichas no GP. “O nível será fortíssimo. Haverá menos atletas, mas um número maior de judocas de alto nível. Tenho me dedicado muito aos treinamentos e acho que está na hora de voltar a vencer”, diz a atleta, natural de Peruíbe.