Marta está de volta ao Santos | Boqnews

Esportes

13 DE DEZEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Marta está de volta ao Santos

A Rainha do Futebol está de volta. Marta, eleita quatro vezes a melhor jogadora do mundo, é novamente uma Sereia da Vila. O Santos oficializou a contratação por empréstimo da jogadora, que defendeu o FC Gold Pride (atual campeão da Liga Norte-Americana) na temporada 2010. A craque assinou com o Peixe por dois meses – […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Rainha do Futebol está de volta. Marta, eleita quatro vezes a melhor jogadora do mundo, é novamente uma Sereia da Vila. O Santos oficializou a contratação por empréstimo da jogadora, que defendeu o FC Gold Pride (atual campeão da Liga Norte-Americana) na temporada 2010. A craque assinou com o Peixe por dois meses – o contrato tem início no dia 1º de dezembro e término em 6 de fevereiro. A data de apresentação à torcida ainda será definida.


Marta é o principal reforço santista para a disputa do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, organizado pela Sport Promotion, de 5 a 15 de janeiro de 2011, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). O torneio contará com a participação do UMEA da Suécia, do Palmeiras e do Foz do Iguaçu.


O Santos disponibilizará para a atleta a mesma estrutura que Marta encontra no futebol norte-americano. A jogadora também será comandada pelo técnico da Seleção Brasileira principal, Kleiton Lima, e estará ao lado de outras companheiras do selecionado nacional que atuam no Peixe como a goleira Andréia Suntaque, as zagueiras Aline Pellegrino e Renata Costa, a lateral Maurine, as volantes Ester e Fran e as atacantes Grazi e Cristiane.


Na primeira passagem pelo Peixe, a atacante foi campeã da Libertadores e da Copa do Brasil. A atleta marcou 28 gols em 15 jogos.


Trajetória


Alagoana de Dois Riachos, Marta começou a jogar em campos de barro e com meninos em sua cidade natal. Seu primeiro clube foi o CSA-AL, em 1999. No ano seguinte, a futura melhor do Mundo, então com 14 anos, se aventurou no Rio de Janeiro, onde atuou no Vasco da Gama até 2002. Em São Januário, conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-19 de 2001 e foi artilheira da competição. Em 2002, ganhou título de revelação na Seleção Brasileira que participou do Mundial Sub-19.


Depois de dois anos no Vasco, Marta transferiu-se para o Santa Cruz-MG – clube já extinto. Em 2003, após ótimas atuações nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, no qual a Seleção Brasileira conquistou o ouro, e na Copa do Mundo – o Brasil caiu nas quartas-de-final -, recebeu a proposta para atuar no Umea (Suécia).


Sua consagração como principal jogadora do Brasil, contudo, ocorreu apenas no ano seguinte. Marta foi o destaque da Seleção nas Olimpíadas de Atenas (2004), onde a equipe garantiu a inédita medalha de prata.


Em 2006, aos 20 anos, a meio-campista chegou ao topo: foi eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA. No ano seguinte, ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, sendo também a artilheira do torneio com 12 gols. Ainda em 2007, Marta ajudou o Brasil a chegar na final da Copa do Mundo, na China, pela primeira vez. O time acabou perdendo para a Alemanha. Apesar disso, foi eleita mais uma vez a melhor do Mundo.


Em 2008, Marta ganhou outra medalha de prata em Olimpíadas, nos Jogos de Pequim. Na decisão, a Seleção foi derrotada pelos EUA.


No início de 2009, novamente recebeu o título de Melhor do Mundo pela temporada 2008, prêmio dado pela FIFA. Também no começo desse ano, Marta trocou a Suécia pelos EUA, indo atuar pelo Los Angeles Sol na primeira edição da Women´s Profissional Soccer (Liga Profissional Americana), sendo vice-campeã.


Após a passagem em solo norte-americano, Marta retornou ao Brasil em setembro de 2009 para vestir a camisa do Santos na disputa de dois torneios importantes: a Copa do Brasil e a Libertadores. A melhor do mundo, então, conquistou títulos inéditos em sua carreira. Já em dezembro, recebeu o quarto prêmio consecutivo da FIFA e foi eleita a melhor jogadora da temporada.


Em 2010, a atleta se transferiu para o FC Gold Pride. Além de Marta tersido a artilheira da Liga, com 19 gols, ainda ajudou o time a sair da condição de último colocado da competição em 2009 para o posto de campeão da atual temporada.


Ficha técnica – Marta
Nome completo: Marta Vieira da Silva
Data e local de nascimento: 19/02/1986, em Dois Riachos (AL)
Jogos e gols pelo Santos FC: 15 partidas e 28 tentos
Títulos: Jogos Panamericanos 2003 e 2007 (Seleção Brasileira), Sul-Americano 2003 e 2010 (Seleção Brasileira), Medalha de Prata nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008 (Seleção Brasileira), UEFA Women’s Cup 2004 (UMEA), Campeã Sueca 2005, 2006, 2007 e 2008 (UMEA), Campeã da Copa Sueca 2007 (UMEA), Campeã Brasileira Sub-19 2001 (Vasco da Gama), Melhor jogadora do mundo FIFA 2006, 2007, 2008 e 2009 (individual), Bola de Oura FIFA 2007 (individual), Chuteira de Ouro FIFA 2007 (individual), Copa Libertadores da América 2009 (Santos FC), Copa do Brasil 2009 (Santos FC) e Liga Norte-Americana 2010 (FC Gold Pride).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.