Após a vitória por 4 a 1 sobre o Cruzeiro, no último sábado (25), que deu fim a uma sequência de momentos turbulentos na Vila Belmiro, o Santos volta a campo nesta terça-feira (28), às 21 horas, contra o Vasco da Gama, para embalar de vez no Campeonato Brasileiro, em partida válida pela 26ª rodada da competição. Com 38 pontos e em 6º lugar, o Peixe está 10 atrás do líder Fluminense, mas tem um jogo a menos que o time carioca. Além disso, como ainda vai enfrentar o rival direto no returno, caso o Alvinegro Praiano vença o duelo adiado contra o Internacional, em outubro, e também supere o Tricolor, a diferença pode cair para até 4 pontos.
A situação, curiosamente, é semelhante a vivida pelo Flamengo em 2009. Nesse mesmo estágio (25 jogos disputados), o Rubro-Negro estava 10 pontos atrás do líder (Palmeiras) e deu início a uma reação que culminou no título brasileiro, conquistado na última rodada. Tal qual o Santos, o Flamengo também era comandado por um treinador interino (Andrade), que acabou oficializado pela diretoria após pedidos dos próprios jogadores e os resultados em campo. A permanência do técnico Marcelo Martelotti, por sua vez, já foi pedida publicamente por jogadores como Alex Sandro e Edu Dracena. “Ele está conosco desde nove meses atrás), defendeu o lateral.
Martelotti, que vai para sua terceira partida consecutiva, já definiu a equipe que vai enfrentar o Vasco. Danilo segue como titular na lateral direita, mesmo com a volta de Pará. Na esquerda, Alex Sandro assume a camisa 3 no lugar de Léo, poupado para o clássico de sábado (2) contra o Palmeiras, na Vila Belmiro. A dupla de zaga será a de sempre (Durval e Edu Dracena). Pelo meio, Arouca segue tendo a companhia de Roberto Brum (Rodriguinho ainda não se recuperou de lesão). com Marquinhos fechando o “triângulo”. À frente, Neymar jogará aberto, com Zezinho, que substituti o suspenso Zé Eduardo na ponta contrária e Marcel pelo meio.
As esperanças santistas, mais uma vez, estão depositadas em Neymar. O atacante não tem conversado com a imprensa e mesmo entre os colegas ainda está retornando ao bom humor de outrora. O clima também está mais positivo na Vila Belmiro. Na entrevista coletiva que antecedeu a partida desta terça, o zagueiro e capitão Edu Dracena voltou a destacar que não há rachas no elenco, e que contava nos dedos os clubes em que havia a união que há no time santista. Esclareceu, ainda, que nunca brigou com o camisa 11 santista: “Tanto que na hora do gol fui abraçar ele. Ele voltou a jogar bem. Foram dias com muita dificuldade, e com 18 anos é difícil mesmo lidar com isso”.
O Vasco, por sua vez, está em momento delicado. Após ter sido um dos melhores times do pós-Copa, sob comando de PC Gusmão, o Gigante da Colina acumulou empates. Contra o Santos, o time carioca estará sem cinco titulares: Carlos Alberto, Nilton e Ramón, que estão machucados; e Dedé e Rafael Carioca, suspensos. A expectativa é que o jovem Allan assuma uma das funções no meio-campo, ao lado de Fellipe Bastos e Zé Roberto. O Vasco é o 14º colocado com 30 pontos, quatro a frente da zona de rebaixamento, encabeçada pelo Atlético-GO (26 pontos).
No primeiro turno, vitória santista por 4 a 0 na Vila Belmiro. Na ocasião, André (2), Madson e Maranhão marcaram para os donos da casa.
FICHA TÉCNICA
VASCO X SANTOS
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: Terça-feira (28/09)
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Guilherme Dias Camilo (MG)
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Roberto Brum, Arouca e Marquinhos; Zezinho, Marcel e Neymar
Técnico: Marcelo Martelotte (interino)
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Titi, Fernando e Max; Jumar, Allan, Felipe Bastos e Zé Roberto; Éder Luís e Rafael Coelho
Técnico: PC Gusmão